Dias de muito frio no Sul do Brasil: temperaturas ainda ficam próximas dos 0°C nesta semana; confira a previsão

A segunda semana de julho contará com temperaturas baixas sobre o Sul do Brasil. Em algumas cidades a previsão indica que as temperaturas podem ficar bem próximas a 0°C.

    Moradores saem agasalhados em Porto Alegre devido às baixas temperaturas na capital. Foto: Ricardo Giusti.
    Moradores saem agasalhados em Porto Alegre devido às baixas temperaturas na capital. Foto: Ricardo Giusti.

    A semana começou com temperaturas amenas nos estados do Sul do Brasil. Logo nas primeiras horas da segunda-feira (7) as temperaturas observadas ficaram próximas a 0°C em alguns municípios de Santa Catarina. Isto de acordo com estações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Confira algumas delas:

    • Urupema/SC marcou 0.9°C
    • São Joaquim/SC registrou 1.6°C
    • Vargem/SC registrou ao amanhecer 2.2°C

    Para o restante da semana o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica mais dias frios como hoje (7) e até mesmo possibilidades de novos registros de temperaturas negativas, principalmente na serra catarinense. A tendência é de que as temperaturas permaneçam abaixo da média nos próximos dias.

    Nesta semana, há chances de geadas pontuais sobre a Região Sul do Brasil, principalmente em localidades com maiores altitudes, ou seja, próximas a áreas de serra. A previsão indica temperaturas mínimas inferiores a 4°C no amanhecer desta terça (8) e quarta-feira (9).

    As mínimas foram um pouco mais elevadas nas capitais do Sul do Brasil em Porto Alegre/RS foi registrado 9°C às 6 horas da manhã, Florianópolis/SC amanheceu com apenas 7°C e Curitiba/PR com 6°C. Confira a previsão do tempo com mais detalhes para a semana sobre a Região Sul do Brasil.

    Frio mantém-se forte sobre o Sul do Brasil

    Para o restante da segunda-feira (7) as temperaturas mais altas do período da tarde serão registradas na porção oeste e central do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná. Nessas áreas as temperaturas superam os 20°C. Nas demais regiões temperaturas amenas, onde variam entre os 14°C de São Joaquim/SC e os 19°C de Guarapuava/PR

    Temperatura mínima prevista para a região Sul na manhã de quarta-feira (9).
    Temperatura mínima prevista para a região Sul na manhã de quarta-feira (9), segundo o modelo ECMWF.

    Sobre o Rio Grande do Sul, ao longo da semana o amanhecer nos municípios próximos à divisa com o Uruguai tem previsão de mínimas que variam de 7°C a 9°C. Diferentemente do que é previsto para o oeste e noroeste do estado gaúcho, nessas localidades as primeiras horas com o sol terá temperaturas na casa dos 11°C.

    Na Serra Catarinense há chances de ocorrência de geadas nesta semana, uma vez que a previsão mostra temperaturas mínimas próximas a 3°C em Urupema/SC e Urubici/SC entre terça (8) e sexta-feira (11).

    O frio mais intenso da semana será sentido nesta quarta-feira (9), em que nos pontos com maiores altitudes o modelo prevê temperatura de 0°C, caso de São Joaquim/SC. No oeste e litoral do estado, temperaturas mais elevadas variam entre 9°C e 12°C. Inclusive em Florianópolis/SC, na capital o amanhecer dos próximos dias será na casa de 10°C.

    No Paraná, as menores temperaturas serão sentidas próxima a divisa com Santa Catarina. As cidades como General Carneiro/PR e Clevelândia/PR tem previsão de mínimas de apenas 4°C e aumenta as chances de geadas pontuais. Nas outras áreas do estado paranaense, também há previsão de frio, mas com menor intensidade, na capital Curitiba/PR, a mínima varia de 7°C e 9°C entre esta terça (8) e sexta-feira (11).

    Previsão de anomalia de temperatura entre 07 e 14 de julho, de acordo com o ECMWF. Créditos: ECMWF.
    Previsão de anomalia de temperatura entre 07 e 14 de julho, de acordo com o ECMWF.

    Ao comparar com dados climatológicos, os próximos dias ainda serão de temperaturas mínimas abaixo da média para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Em alguns pontos, a temperatura fica superior a 4°C abaixo da média, caso da Serra Catarinense e Gaúcha. Nas demais cidades, variação entre 1°C e 3°C abaixo da climatologia para o mês de julho.