Carnaval vai acontecer sob onda de calor e risco de chuvas intensas; veja os detalhes da previsão
A previsão do tempo para o feriadão indica que uma forte onda de calor vai elevar os termômetros a níveis extremos, enquanto áreas de instabilidade podem provocar chuvas intensas em diversas regiões do país.

O Carnaval está chegando, e com ele, a expectativa para dias de festa, brilho e muita animação. A celebração mais popular do Brasil, que atrai milhões de foliões e turistas do mundo inteiro, promete ser marcada por temperaturas escaldantes e riscos de tempestades.
Se você vai curtir os blocos de rua, desfilar na avenida ou simplesmente aproveitar o feriado, é bom se preparar para enfrentar o calorão e ficar atento às condições meteorológicas. Confira agora a previsão do tempo atualizada para o Carnaval.
Fim de semana escaldante
O sábado (01) será de temperaturas extremas em diversas regiões e o Rio Grande do Sul será o estado mais quente do país. No território gaúcho, as temperaturas máximas ultrapassam os 40°C em grande parte do estado, podendo alcançar 42°C na fronteira oeste e região central, e 38°C em Porto Alegre e Região Metropolitana.
No Rio de Janeiro e no Piauí, as temperaturas também se aproximam dos 40°C e pode fazer 38°C em Queimados (RJ) e em Massapê do Piauí (PI).

Durante a tarde, há risco de tempestades isoladas em todas as regiões, como destacado pelo mapa abaixo. Tempestades podem ocorrer em todo o Rio Grande do Sul e São Paulo (incluindo as capitais), onde podem ser mais intensas, assim como no Mato Grosso. Os riscos associados incluem descargas elétricas (raios), rajadas de vento e chuvas pontualmente intensas.

No domingo (02) o calor intensifica na região Sul, Centro-Oeste e também no interior de São Paulo. No Rio Grande do Sul os termômetros podem alcançar os 43°C, como destacado no mapa abaixo. Os destaques de temperatura são:
- 43°C em Cachoeira do Sul, Alegrete e São Borja (RS);
- 40°C em Marema e Coronel Freitas (oeste de SC);
- 40°C em Foz do Iguaçu (PR);
- 40°C em Porto Murtinho (oeste do MS);
- 39°C em Campinal e Presidente Epitácio (oeste de SP);
- 38°C em Queimados (RJ);
Diversas cidades no Nordeste também terão temperaturas da ordem de 38°C, principalmente no Piauí, Pernambuco, Bahia e Sergipe.

Os alertas de tempestades continuam mantidos para o domingo (02) e as áreas mais favoráveis são praticamente as mesmas do sábado (01). Tempestades intensas podem ocorrer em todo o território gaúcho, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. A chuva pode ser localmente intensa, com raios, rajadas de ventos intensas e possibilidade de granizo.
Feriadão com temperaturas 10°C acima da média no Sudeste
O calor escaldante continua no feriadão de carnaval. Apesar das maiores temperaturas, novamente, se concentrarem na região Sul, é a região Sudeste que terá as maiores anomalias de temperatura (diferença em relação à média esperada). Isso quer dizer que, embora as temperaturas no Sul alcancem valores absolutos maiores, as temperaturas máximas no Sudeste serão mais anômalas para a época do ano.
A imagem abaixo mostra previsão de anomalia de temperatura para às 15h de segunda-feira (03), de acordo com o modelo ECMWF, onde é possível notar anomalias de 10°C na região de Taubaté (SP). Isso significa que a temperatura máxima prevista está 10°C acima do normal e, neste caso, deve alcançar os 34°C. O risco de tempestades diminui sobre a maior parte do país, mas está mantido o alerta para a região oeste das regiões Sul e Centro-Oeste.

O feriado de Carnaval (04) não será diferente dos outros dias, com temperaturas máximas da ordem dos 40°C no Rio Grande do Sul, oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e áreas do Nordeste.
O mapa abaixo mostra a previsão de chuva acumulada até o final da terça-feira (04) e destaca (em rosa) que os maiores volumes de precipitação irão ocorrer na região Norte (até 150 mm), litoral do Nordeste e Rio Grande do Sul. As demais áreas podem ter pancadas de chuva, que podem vir na forma de tempestades, mas com volumes menos expressivos.

Diante desse cenário de calor extremo e risco de tempestades, é fundamental que foliões e turistas - e também as prefeituras - tomem precauções para evitar problemas de saúde, como desidratação, insolação, desmaios e até mesmo morte por exaustão.
Portanto, a recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com, buscar abrigo seguro em caso de tempestades e evitar exposição prolongada ao sol e beber muita água. O Carnaval promete ser vibrante, mas a segurança deve vir em primeiro lugar!