Condição pré-frontal intensifica o calor no Centro-Sul

A formação de um ciclone extratropical sobre o Uruguai, contribui para a intensificação dos ventos de norte que acabam por transportar um ar mais quente para o Centro-Sul. Frente fria deve avançar a partir da próxima sexta-feira.

Calor no Sul
Temperaturas continuam a subir em boa parte do Brasil com sensação térmica maior para a Região Sul. No Centro-Oeste, alerta para baixa umidade do ar.

O padrão seco e quente deve continuar nos próximos dias em praticamente todo o país, o que agrava a condição de umidade do ar no Brasil Central e de calor no Centro-Sul. A sensação de calor mais intenso ocorre no Rio Grande do Sul, uma vez que o escoamento de norte se intensifica devido à presença de um ciclone extratropical sobre o Uruguai.

Alertas e destaque dos próximos dias

Na quarta-feira (22), um ciclone extratropical começa à se formar sobre o Uruguai e o leste da Argentina, potencializando a atuação dos ventos de norte, que acabam por transportar um ar mais quente do Brasil Central até o Centro-Sul.

Assim, as temperaturas se elevam ao longo do dia, com máximas que podem ultrapassar os 30°C em praticamente toda à Região Sul, centro-oeste de São Paulo em todo o estado do Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste, além das altas temperaturas, a umidade relativa atinge valores em torno de 20% no período da tarde.

Condição mais agradável ocorre no leste do Nordeste, que mesmo com a atuação dos ventos leste, não há previsão de chuvas intensas e a sensação térmica é bastante agradável.

Na quinta-feira (23), não há muitas mudanças. O ciclone extratropical se mantém sobre o sul do Uruguai e o leste da Argentina, se deslocando para sudeste ao longo do dia. Sob essa condição, o escoamento de norte se mantém, favorecendo mais um dia de acréscimo nas temperaturas em todo o Centro-Sul e, principalmente, na Região Sul, onde, além do calor, a umidade contribui para uma sensação térmica mais desagradável no período da tarde.

Já para a sexta-feira (24), são esperadas mudanças em parte da Região Sul. Com o deslocamento do ciclone mais para o sul, a sua frente fria associada passa a atuar sobre os países vizinhos, avançando ao longo da madrugada em direção ao Rio Grande do Sul.

Por volta do início da manhã há previsão de céu bastante nublado no oeste e sul gaúchos e sensação de abafamento. A partir da tarde, o sistema frontal consegue avançar e chuvas de fraca intensidade ocorrem isoladamente no centro-sul e oeste do estado. Somente no período da noite que as chuvas atingem a região metropolitana de Porto Alegre e o noroeste do Rio Grande do Sul. É na madrugada do sábado que as instabilidade ganham intensidade levando potencial para a ocorrência de temporais no leste, centro e norte do território gaúcho.