Como será o tempo neste feriadão: entre sol e chuvas extremas de mais de 200 mm; veja a previsão
A semana vai terminar com um contraste entre a metade sul e a metade norte do país. Enquanto o tempo firme predomina no centro-sul, há alerta de chuvas extremas com risco de transtornos no Nordeste.

O tempo no Brasil tem sido tudo menos tranquilo nesta semana. A passagem de uma frente fria provocou uma série de eventos: tempestades, rajadas intensas de vento, chuva volumosa em vários estados e até frio fora de época em áreas do centro-sul do Brasil.
Com o feriadão prolongado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), muita gente quer saber: afinal, o que esperar para os próximos dias?
Quinta-feira: alerta de chuvas extremas no Nordeste
Enquanto na metade sul do Brasil a quinta-feira (20) será de tempo firme e predomínio de sol, na metade norte a previsão de chuvas fortes deixa a população em alerta. A frente fria que vem atuando no país irá alcançar a Região Nordeste e causar chuvas volumosas, principalmente sobre o estado da Bahia.

Há previsão de chuva na forma de tempestades desde a madrugada de quinta-feira (20) no Nordeste. À tarde elas se intensificam sobre a Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana, na Bahia, mas também sobre Sergipe e Pernambuco.

O índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF é usado para destacar áreas onde a previsão de precipitação diária excede o normal para uma região. O índice aponta para eventos ‘incomuns’ a ‘extremos’ e está disparado sobre o Nordeste na quinta (20) e também sexta-feira (21).

Há previsão de tempestades isoladas também na Região Norte (todos os estados, mas principalmente Amazonas, Pará) e Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) no decorrer do feriado.
Em relação à temperatura, o amanhecer será frio no centro-sul, e com temperaturas essencialmente abaixo dos 15°C, com previsão de valores abaixo de 10°C nas áreas elevadas do Sul e Sudeste. À tarde, as temperaturas sobem, exceto pela faixa leste dessas duas regiões. No Centro-Oeste e Nordeste máximas da ordem de 37°C e acima dos 30°C também no Sul.
Sexta-feira: chuvas continuam sobre o Nordeste
Na sexta-feira (21), um novo pequeno ciclone se forma no oceano, entre a costa do Uruguai e Argentina. Sua frente fria associada irá provocar chuvas fracas sobre o Rio Grande do Sul. No restante da metade sul do país, há pouca ou nenhuma chance de chuva.
Na metade norte do Brasil, porém, a situação é oposta. As chuvas fortes e as tempestades continuam afetando o Nordeste devido à frente fria estacionária na região. A chuva mais intensa será entre o Tocantins, Maranhão, Piauí e norte da Bahia, mas ainda deve chover no centro-sul do estado baiano - área mais afetada na quinta (20).

O quadro inspira inspira cuidados principalmente na Bahia. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 200 mm até o final do dia na região de Feira de Santana, e se aproximar de 100 mm em outros pontos do estado.

Tempestades também estão previstas ao longo da tarde nas regiões Norte e Centro-Oeste, principalmente em Goiás e no Mato Grosso. No Mato Grosso as tempestades podem ser intensas à noite, com chuvas fortes, raios e ventos intensos.
As temperaturas serão semelhantes à quinta-feira (20), sensação de frio no Sul e Sudeste pela manhã e elevação das temperaturas máximas à tarde. No Rio Grande do Sul, as máximas diminuem devido à passagem do sistema frontal raso.