Como será o tempo nesta Semana Santa de 2019?

Nessa Semana Santa frentes frias, ZCIT e ventos do oceano determinam as condições de tempo no Brasil. Há risco para temporais e chuvas volumosas. Contamos os detalhes da previsão para esta semana aqui.

Semana Santa em Ouro Preto Minas Gerais. Foto de Neno Vianna/Barroco Press, Facomércio MG.

A Semana Santa de 2019 chegou e três sistemas frontais irão influenciar as condições do tempo: dois no início desta semana e um mais intenso durante o fim de semana. A seguir contamos os detalhes da previsão.

Segunda e Terça-Feira Santos

Nesta segunda-feira (15) uma frente fria se encontra no oceano na altura do Rio Grande do Sul ao mesmo tempo em que uma região mais instável se desenvolve na Argentina. Assim, o tempo segue firme pela manhã em toda a Região Sul e a partir da tarde passa a chover de forma isolada e com fraca a moderada intensidade em todo o território gaúcho. A partir do meio da tarde as chuvas atingem Santa Catarina, também ocorrendo com fraca intensidade e isoladamente. No Paraná, previsão de chuva fraca somente no leste e durante a noite.

No Centro-Oeste e no Sudeste uma frente fria mais afastada no oceano na altura do Espírito Santo, contribui para a formação de um cavado (região de prolongamento de uma baixa pressão) e mantém o tempo instável com bastante nebulosidade pela manhã e previsão de chuva de fraca a moderada intensidade na parte da tarde no nordeste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, em Goiás, Minas Gerais, norte, centro e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Chuvas mais intensas ocorrem no Triângulo Mineiro, no norte paulista e no sul de Minas e de Goiás.

No Nordeste a ZCIT mantém o tempo instável em toda a faixa norte, provocando chuva ao longo do dia. Volumes elevados são esperados na parte da tarde. No restante da Região, tempo nublado e com chuva no leste da Bahia e pancadas isoladas na parte da tarde no oeste do estado.

Na terça-feira (16) as chuvas ganham intensidade no Sul, com previsão de chuva já pela manhã com moderada intensidade no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina. Na parte da tarde passa a chover em todo o território catarinense e no Paraná, com risco para transtornos por chuvas volumosas nas áreas mais ao leste desses estados.

No Sudeste, tempo mais firme pela manhã, mas ainda o sol aparece entre muitas nuvens, com exceção para o Espírito Santo, onde o tempo segue nublado e com chuva fraca ao longo do dia. Na parte da tarde, pancadas de moderada a forte intensidade ocorrem na metade sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.

No Centro-Oeste e no Nordeste, sem grandes mudanças. As chuvas continuam a ocorrer mais na parte da tarde, porém de forma mais abrangente no sul de Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Na faixa norte do país a ZCIT continua a provocar bastante chuva e no leste da Bahia as chuvas diminuem, se concentrando nas áreas mais ao sul do estado.

Quarta e Quinta-Feira Santos

Na quarta-feira (17) uma área de baixa pressão se forma próximo a costa de São Paulo e já provoca chuva forte pela manhã no litoral norte paulista, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com potencial para transtornos. Chuva fraca no restante do litoral paulista e de moderada intensidade na metade sul de Minas Gerais. No Centro-Oeste chove já pela manhã em Goiás e no Mato Grosso. Na parte da tarde, risco para temporais em todo o estado de Minas Gerais, Goiás e no Espírito Santo.

No Nordeste as chuvas continuam em toda a faixa norte ao longo do dia e aumentam na parte da manhã em todo o leste, com redução na parte da tarde. Já na Região Sul o tempo firme predomina, com tempo nublado no litoral norte de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Na quinta-feira (18) o tempo firme predomina em toda a Região Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e boa parte de Minas Gerais. Tempo nublado e com chuva somente no Espírito Santo e noroeste de Minas. Pancadas isoladas a partir do meio da tarde no restante do norte mineiro, em Goiás e no Mato Grosso.

No Nordeste mais um dia de chuva na faixa norte, porém com menor intensidade. Redução das chuvas também na faixa leste, com exceção para o sul da Bahia onde a risco de chuvas volumosas que podem provocar transtornos.