Massa de ar frio e frente fria afetam o Brasil nesta segunda, 10: há alertas para 12 estados; veja a previsão

Uma frente fria atua na altura do Nordeste e favorece as chuvas no centro-norte do Brasil, enquanto que uma massa de ar frio contribui para o tempo mais firme e condições amenas em parte do centro-sul.
- Mais informações: O fenômeno La Niña vai mesmo influenciar o clima no Brasil em novembro?
Após a trágica passagem do ciclone extratropical e do avanço de sua intensa frente fria pelo centro-sul do Brasil, principalmente pela Região Sul, o sistema ciclônico já se encontra mais afastado no oceano e não apresenta mais riscos ao Brasil.
Por outro lado, a sua frente fria atua de forma costeira no sul da Bahia, contribuindo para o tempo instável entre as regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Além disso, o sistema favorece a formação de um canal de umidade na faixa central do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de queda de temperatura, de acumulado de precipitação e de tempestades para 12 estados:
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Tocantins
- Maranhão
- Piauí
- Bahia

No entanto, para a Meteored Brasil, não há risco de elevado acumulado de chuva para o leste da Bahia e, apesar da redução das temperaturas, não há potencial de riscos à saúde. A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para a segunda-feira, 10 de novembro.
Segunda-feira: previsão e alertas
A segunda-feira (10), será de calmaria na Região Sul do Brasil devido à atuação de uma massa de ar mais fria, que proporciona o tempo mais firme e as temperaturas mais amenas. A sensação de frio é prevista durante a madrugada, noite e, principalmente, na madrugada em toda a Região Sul. O calor é previsto somente para o norte, noroeste e oeste do Paraná, onde as temperaturas atingem 27 e 28°C.
Na Região Sudeste, o ar frio também contribui para o tempo mais firme e para as temperaturas baixas na madrugada, noite e início da manhã no estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O frio fora de época, por exemplo, traz temperaturas mínimas muito abaixo da média histórica de 17,3°C para a capital São Paulo, com previsão de 13°C para a região. No restante do estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, as temperaturas ficam baixas, mas não conseguem atingir patamares abaixo dos 20°C devido à elevada umidade proporcionada pelo tempo nublado.

Apesar do ar frio, a região central, oeste e norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro registram temperaturas elevadas no período da tarde, com máximas de 29 a 33°C.
Quanto às chuvas no Sudeste, a previsão é de chuva fraca ou chuvisco ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em pontos do litoral paulista, como na região de Caraguatatuba e litoral norte, próximo ao Rio de Janeiro, pode ocorrer chuvisco entre o fim da manhã e o meio da tarde.

Na Região Nordeste, a frente fria favorece o tempo instável do sul de Salvador ao sul e oeste do estado da Bahia. As chuvas no leste da Bahia até a porção mais central acontecem com fraca intensidade alternando com períodos de melhoria ao longo do dia, sem potencial de grandes acumulados. Já no oeste baiano, há alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades a partir da tarde. Instabilidades também se formam no centro-sul do Maranhão e no sul do Piauí, provocando pancadas isoladas e tempestades pontuais.
No Centro-Oeste, apesar do calor, a massa de ar frio, consegue impedir a formação de instabilidades em boa parte da Região, com previsão de tempo firme na metade sul do Mato Grosso, em todo o Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás. As temperaturas nessas áreas podem atingir os 33°C.

Há muita nebulosidade no norte de Goiás, com chuvas ocorrendo desde o fim da manhã, com fraca a moderada intensidade. A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades que atingem o norte de Goiás e do Mato Grosso.
Na Região Norte, as chuvas acontecem desde a madrugada de forma pontual mas intensas no norte de Rondônia, no Amazonas, no oeste do Acre e no Tocantins. No entanto, os alertas ficam para a partir da tarde, com instabilidades podendo provocar chuvas muito intensas e de tempestades intensas no Acre, na metade sul do Amazonas, em Rondônia e no sul do Pará e do Tocantins. No norte paraense e do Tocantins, as chuvas ocorrem de forma mais pontual.