Como será o tempo durante o fim de semana?

Neste fim de semana as chuvas se concentram no norte do país, e o tempo firme predomina no Centro-Sul. Temperaturas amenas pela e sensação de calor na parte da tarde. Confira a previsão com mais detalhes.

Fim de semana de contraste no Brasil. Enquanto chove na porção norte, o tempo firme predomina no restante do país.

Neste fim de semana uma frente fria no oceano que atua de forma costeira, avança em direção ao estado da Bahia, contribuindo para chuvas na metade norte do Brasil. Já para o restante do país o predomínio é de tempo firme e pouca nebulosidade.

Previsão do tempo

No sábado (20), devido à presença do sistema frontal o dia começa com bastante chuva no estado da Bahia, sendo mais intensa entre o Porto Seguro e Salvador, com risco para alagamentos. No interior do estado, as condições são de chuva mais fraca e isolada, situação essa que se repete para o Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e norte dos estados do Mato Grosso, Goiás e de Minas Gerais. Na parte da tarde, as instabilidades ganham força, trazendo risco para temporais localizados nessas áreas.

No restante do país o predomínio é tempo firme em praticamente todas as áreas, com exceção para as regiões litorâneas do sul gaúcho até o Rio de Janeiro, onde os ventos que sopram do oceano deixam o tempo nublado ao longo do dia.

Acumulado de chuva para o fim de semana, segundo o modelo ECMWF.

No domingo (21) a frente fria se afasta mais para o oceano, mas ainda influencia nas condições do tempo na porção norte do país. Previsão bastante semelhante ao dia anterior, com nebulosidade e chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade já pela manhã na região que vai desde o estado do Acre até o litoral da Bahia, passando pelo sul do Pará, norte do Mato Grosso e estado do Tocantins.

A partir da tarde, a chuva ocorre na forma de pancadas isoladas que podem vir acompanhadas de ventos intensos e descargas elétricas. As áreas com maior risco para temporais são o estado do Mato Grosso, Goiás, sul do Pará, Tocantins, oeste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Já para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Região Sul, tempo firme e sensação de calor na parte da tarde, devido aos ventos de quadrante norte. A faixa leste que vai de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, se mantém com bastante nebulosidade e com previsão de chuva fraca no fim da manhã na região da Serra do Mar.

Tendência da próxima semana

Na segunda-feira (22) nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul na parte da tarde e, a partir da terça-feira (23) passa a chover no Sudeste e Centro-Oeste, mantendo um padrão semelhante ao observado nesta última semana. Previsão de mudança dos padrões apenas a partir da primeira semana de Novembro.