Como será o mês de Novembro?

O mês de Novembro está para começar e estará sob influência das oscilações de Madden-Julian e Antártica. Mesmo sem a influência do El Niño, será que as condições estarão dentro do esperado para o mês?

Os modelos mostram padrões de chuva dentro da normalidade para Novembro.

Apesar das águas do Pacífico Equatorial se encontrarem aquecidas com 1,0°C acima da média, esse fator não irá influenciar o clima no Brasil, pelo simples fato de que são necessários 2 a 3 meses de aquecimento acima de 0,5°C para que se observar as consequências.

Assim, as condições meteorológicas sofrerão influência do Oceano Pacífico Equatorial a partir de Janeiro. No entanto, outros fatores serão influentes: a Oscilação Antártica (AAO) e a Oscilação de Madden-Julian (MJO).

Previsão para o mês de Novembro

Novembro é o mês em que se observam chuvas mais concentradas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, mais especificamente no eixo que percorre os estados do Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. No extremo sul do país, apesar de na média não haver déficit hídrico, se espera uma redução dos acumulados. Já na ponta extrema do Nordeste, que abrange boa parte da Região, com exceção do oeste e sul da Bahia e metade sul dos estados do Maranhão e do Piauí, se observa ainda volumes muito baixos de chuva que na média não passam dos 50mm.

Mas o que esperar e o que os modelos estão prevendo para o próximo mês? Sabendo que estamos sob uma condição de neutralidade para o El Niño – Oscilação Sul (ENOS), se espera que as chuvas fiquem concentradas na porção mais central do país. Em relação a isso os modelos estão concordando, como se pode ver na previsão de anomalia de chuva do modelo CFSv2. No entanto, esse cenário não representa o mês todo, uma vez que as outras oscilações estarão atuantes.

Anomalias de precipitação e temperatura média para o mês de Novembro, segundo o modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits.

Em vista disso, podemos dividir Novembro em duas quinzenas. Na primeira quinzena o sinal do MJO favorecerá chuva na metade norte do país, principalmente na segunda semana do mês, quando se espera uma maior atuação de sistemas frontais no Brasil devido ao sinal negativo da AAO, que favorece a formação de ciclones na altura das regiões Sul e Sudeste. Por conta desse cenário, as temperaturas tendem a ficar ligeiramente abaixo do esperado. Já na segunda quinzena, se espera chuvas mais irregulares no Centro-Norte do país, ocorrendo na forma de pancadas isoladas. Nas áreas mais ao sul, o predomino é de dias mais secos e quentes.