Como será o clima na última semana de agosto
Previsões indicam que o calor deve se intensificar no país, enquanto a distribuição das chuvas e seu comportamento podem passar por uma mudança, especialmente na região Sul.
- Mais informações: Frente fria traz intensa mudança na Região Sul a partir de sexta-feira

O mês de agosto vai terminar com algumas mudanças nos padrões climáticos brasileiros, que podem tornar o mês de Setembro bastante diferente de Agosto em termos climáticos - por exemplo, com frentes frias mais frequentes avançando pela região Sul.
Ainda ao longo da próxima semana, algumas mudanças no padrão climático brasileiro já serão bastante perceptíveis. Para entender melhor, vamos analisar juntos as previsões climáticas da semana.
Chuvas se distribuem ao redor do Brasil
A semana se inicia com os resquícios de uma frente fria causando chuvas entre o Paraná e Santa Catarina. Essas chuvas podem se intensificar na terça-feira (26), mas começam a se dissipar na quarta-feira (27). A partir deste dia, o tempo volta a ficar firme e seco - mas não por muito tempo.

Em parte, essa atuação contínua da frente fria é um impacto da Oscilação Antártica (abreviada como AAO). Tendências e/ou valores negativos da AAO favorecem a atuação de sistemas de precipitação, como ciclones e frentes frias, no Sul do país. E, de acordo com as previsões, a AAO deve passar a registrar valores negativos nos próximos dias.
Como resultado disso, já no último dia de Agosto (domingo dia 30), uma nova frente fria pode voltar a avançar pelo Rio Grande do Sul, voltando a formar chuvas intensas sobre o estado gaúcho na primeira semana de setembro.

No centro-norte do país, por outro lado, a tendência geral é de poucas chuvas ao longo desta semana. Isso ocorre porque a Oscilação de Madden Julian (OMJ) estará exercendo um efeito de inibição da precipitação no Norte e Nordeste do Brasil.
Ainda assim, vale notar que pancadas de chuva localizadas ainda poderão ser registradas em algumas regiões específicas, especialmente ao norte do rio Amazonas e no litoral da região Nordeste.

Esses fenômenos se refletem na previsão de anomalias de chuva da semana do modelo europeu ECMWF. É possível, por exemplo, observar uma faixa de chuvas entre Santa Catarina e Paraná; e uma tendência a poucas chuvas no centro-norte do país, embora esse comportamento varie em algumas regiões, onde chuvas pontuais podem ocorrer ao longo dos próximos dias.

Associada a esta frente fria que ainda atua sobre a região Sul, uma massa de ar frio e uma região de alta nebulosidade ainda continuarão afetando o tempo no sul do Brasil e em parte do Centro-Oeste no início da semana.
Calor retorna para maior parte do país
Como resultado disso, as tendências semanais da previsão de anomalias de temperatura do ECMWF mostram que o ar frio, a nebulosidade e a chuva vão manter as temperaturas abaixo da média em parte da região Sul (Santa Catarina e Paraná) e do Centro-Oeste (no Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso).

No entanto, a tendência é de que essas anomalias negativas, embora fortes no início da semana, se dissipem assim como as chuvas a partir de quarta-feira (27). Com isso, a tendência é de que as temperaturas aumentem ao longo da semana em todo o país.
Esse retorno do calor é bastante perceptível ao se observar as temperaturas máximas previstas para o próximo domingo - que mostram inclusive as temperaturas chegando a valores próximos dos 40°C em diversos estados brasileiros.

Essa situação abre caminho para o início de um mês de setembro, que pode acabar se mostrando não só mais chuvoso no sul do país, como também um mês mais quente do que o normal no Brasil como um todo.
Como as previsões de longo prazo representam tendências regionais de grande abrangência, elas podem ser diferentes de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar também atualizações e previsões específicas para a sua cidade para não ser pego de surpresa pelo clima.