Frente fria traz intensa mudança na Região Sul a partir de sexta-feira: alerta de elevado risco de tempo severo; confira
Uma nova frente fria traz tempestades severas para a região Sul já nas primeiras horas dessa sexta feira. Na sequência, uma massa de ar frio intensa faz as temperaturas caírem, com risco de geadas. abrangentes.

A trégua do tempo chuvoso na região Sul não será longa. Já nas primeiras horas da madrugada dessa sexta-feira (22), a tendência é de que pancadas de chuva estejam se formando novamente no Rio Grande do Sul, graças à presença de um intenso rio atmosférico associado a uma frente fria.
A intensidade da chuva aumentará gradualmente, conforme uma frente fria se configura sobre o estado gaúcho. Até o final do dia, o sistema estará causando chuvas fortes em grande parte do RS, especialmente no sudeste e sudoeste rio-grandenses, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm diários.

Já nesta sexta-feira (22), há risco de grandes transtornos no Rio Grande do Sul, como cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, enchentes e alagamentos em decorrência das tempestades.
No sábado (23), o sistema começa a avançar em direção norte, causando tempestades mais expressivas também ao norte do Rio Grande do Sul, ao extremo oeste do Paraná e em parte de Santa Catarina - especialmente no oeste e nos municípios mais próximos da divisa com o estado gaúcho.

Ao longo do domingo (24) e da segunda-feira (25), o sistema avançará mais em direção norte, atingindo todo o restante de Santa Catarina e uma boa parte do Paraná, conforme perde gradualmente sua intensidade.
Pancadas intensas de chuva podem atingir SC e PR, com acumulados em torno dos 100 mm totais em alguns pontos localizados, mas a região mais afetada será o sudeste e sudoeste do RS, onde os volumes de chuva podem chegar perto dos 200 mm.

Além disso, após a passagem das chuvas, uma massa de ar frio muito intenso deve avançar pela região Sul, fazendo as temperaturas caírem.
Frio intenso também será registrado no sul
Já nas primeiras horas do sábado (23), a massa de ar frio estará avançando pelo Rio Grande do Sul, fazendo as temperaturas despencarem. No domingo (24), ela alcança também Santa Catarina e boa parte do Paraná.

Já no domingo (24) de madrugada, temperaturas inferiores a 4°C serão registradas em praticamente todo o Rio Grande do Sul e na região serrana de Santa Catarina, ocasionando geadas abrangentes.
Na segunda-feira (25) e na terça-feira (26), o frio tende a continuar e avançar em direção norte. As temperaturas mais baixas serão registradas no norte gaúcho, em Santa Catarina e no sul do Paraná, que também serão atingidos por geadas.

Em outras palavras, a chuva não persistirá com intensidade ao longo da semana que vem, mas o frio será sentido por muitos dias região sul. Tanto a frente fria quanto a massa de ar frio não conseguirão avançar de maneira abrangente no Brasil, restringindo sua atuação somente à região Sul e ao litoral do Sudeste.