Como será o clima em Outubro?

O mês de Outubro marca o início da quadra chuvosa em boa parte do Brasil. Mas será que para este ano as condições estarão dentro da normalidade?

O mês de Outubro representará o nascimento do fenômeno El Niño.

Ao longo desse mês o aquecimento médio das águas do Oceano Pacífico Equatorial irá ficar ligeiramente acima dos 0,5°C da condição de temperatura normal esperada para essa região. Em outras palavras, o mês de Outubro marcará o nascimento do El Niño. No entanto, esse aquecimento não influenciará o clima no Brasil e nem poderá ser chamado de El Niño ainda, primeiro pelo fato de ser necessário 2 a 3 meses de aquecimento acima de 0,5°C para se observar as consequências no Brasil e, segundo, por ser necessário em torno 5 meses de aquecimento para denominar El Niño.

Assim, as condições meteorológicas não sofrerão influência do Oceano Pacífico Equatorial, sendo isso esperado somente para a partir de Janeiro. No entanto, o mês de Outubro estará sob influência da Oscilação Antártica e da Oscilação de Madden-Julian.

Previsão para o mês de Outubro

A primavera é conhecida como uma estação de transição do frio para o quente e do seco para o úmido, em praticamente todo o país. Essa condição de transição impacta na capacidade de previsão dos modelos, que passam a oscilar e a divergir bastante entre si. Por esse motivo que se devem olhar vários modelos e eleger o mais coerente, aquele que mostra um cenário mais próximo sob as influências das oscilações e não aquele que mais se aproxima da condição normal. Assim, o modelo mais coerente foi o norte americano NMME.

Anomalias de precipitação e temperatura média para o mês de Outubro, segundo o modelo NMME. Fonte: Tropical Tidbits.

A Oscilação Antártica para a primeira quinzena de Outubro se mostra com um sinal positivo, ou seja, as condições para chuva no Sul do Brasil tendem a diminuir para a segunda e terceira semana do mês. Em relação à temperatura, a tendência é de um período mais quente para todo o país, principalmente para o estado do Rio Grande do Sul, onde o modelo NMME, mostra anomalias de até 1°C na média. No entanto, isso não quer dizer que será um período completamente seco, mas sim com menor frequência de chuvas.

Para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, as condições para a segunda semana do mês serão de redução das chuvas, que ocorrem de forma mais isolada. A partir da terceira semana, a Oscilação de Madden-Julian passa a favorecer uma condição mais úmida para essas regiões, trazendo um cenário semelhante ao ocorrido na última semana de Setembro.