Como costuma ser o clima na Semana Santa que será no início de abril?

Acabou o Carnaval e o próximo feriado será a Páscoa no fim da Semana Santa que acontece no início do mês de abril! Nós sabemos que está muito longe, mas você sabe qual é padrão climático que costuma fazer?

semana santa clima páscoa
O próximo feriado é o de Páscoa e já vamos tentando entender qual o padrão climático que pode ocorrer na Semana Santa!

O feriadão de Carnaval acabou e a próxima data comemorativa é a Páscoa, que neste ano será celebrada de 07 a 09 de abril, com a Semana Santa ocorrendo de 02 a 09. Um pouco mais tarde em relação ao ano passado, com início no fim do mês de março.

A Semana Santa de 2023 acontece de 02 a 09 de abril.

Mas qual é o cálculo para determinar o Dia da Páscoa? Primeiramente a Páscoa, que vem depois, é que determina o Carnaval, que acontece 47 dias antes. Por definição e como base para o Hemisfério Norte, O Dia da Páscoa corresponde ao primeiro domingo após a Lua Cheia que acontece após o Equinócio da Primavera, ou do Outono para nós. Assim, o Carnaval pode acontecer entre 4 de fevereiro e 9 de março e, a Páscoa, entre 22 de março e 25 de abril.

Outra data comemorativa com dia variável em relação à Páscoa, é o Dia de Corpus Christi que acontece 60 dias depois, variando entre 21 de maio a 24 de junho.

Qual o padrão climático mais provável para a Semana Santa?

Sabemos que astronomicamente a Semana Santa acontece no início do outono, ou seja, após o Equinócio do Outono que, neste ano, começa em 20 de março às 18h25 e termina em 21 de junho. No entanto, quando tratamos de padrão climático, devemos usar o conceito climatológico do início do outono em 01 de março. Assim, na Semana Santa, já terá decorrido mais um mês dentro do outono! Mas qual o clima do outono?

clima abril
Média climatológica de 1991 a 2020 do mês de abril do acumulado mensal e da temperatura mínima pelo INMET.

O outono é uma estação de transição do verão para o inverno e é comum que se observe uma redução da precipitação em boa parte do Brasil, com a as chuvas passando a se concentrar nos extremos sul, norte e leste do país. Em relação às temperaturas, observa-se na média uma redução, sendo mais evidente nas regiões Sul e Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul e metade sul de Goiás.

O mês de abril marca muito bem essa transição, com uma redução bastante expressiva das chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, interior do Nordeste, porção sul da Região Norte e porção norte da Região Sul.

Por outro lado, a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) começa a se aproximar mais no Brasil, contribuindo para o transporte mais efetivo de umidade e para o aumento das chuvas no leste do Nordeste, além de promover a redução das chuvas no Brasil Central. Já a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) passa a protagonizar a sua influência com o aumento das chuvas em toda a faixa norte do Brasil. No Rio Grande do Sul, o aumento da frequência da passagem das frente fria, além de representar também o aumento da incursão de massa de ar frio e até mesmo polares, representa um aumento das chuvas no estado.

Possibilidade de uma Semana Santa mais amena, mas mais quente que em 2022

No outono, finalmente, o fenômeno La Niña não deve ser um fator influente como tem sido desde o segundo semestre de 2020. Somente isso já traz uma probabilidade de um período mais quente em relação aos anos de 2021 e 2022. Seguindo a lógica da temperaturas, em relação às chuvas, o tempo firme deve predominar pelo país, com maior probabilidade de chuvas no Rio Grande do Sul.

Como o fenômeno La Niña estará ausente, este primeiro fator climático diminui probabilidade de temperaturas mais baixas que nos anos anteriores para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

No entanto, vale ressaltar que na resolução de dias e semanas quem determina o padrão são as oscilações Antártica e de Madden-Julian, que possuem previsibilidade de 15 e 30 dias, respectivamente. Assim, ainda não é possível determinar como que os fatores climáticos vão se comportar e influenciar. De qualquer forma, semanalmente a Meteored Brasil vai trazer artigos sobre o tema.