Ciclone extratropical e frente fria vão afetar boa parte do Brasil ao longo do fim de semana, veja a previsão

Ciclone e frente fria avança pelo Brasil ao longo deste final de semana. O sistema irá provocar chuvas intensas, tempestades severas em estados do centro-sul do país nos próximos dias.

    Ciclone extratropical e frente fria avançam e provocam chuvas a partir desta sexta (7).
    Ciclone extratropical e frente fria avançam e provocam chuvas a partir desta sexta (7).

    Um ciclone extratropical está se formando sobre a Argentina e o Sul do Brasil neste momento. As instabilidades já surgiram durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (7), provocando chuvas fortes acompanhadas de trovoadas sobre o oeste do Rio Grande do Sul.

    Ao longo das próximas horas e dias, o sistema atmosférico irá se consolidar, trazendo chuvas mais intensas para diversas áreas da Região Sul nesta sexta (7). No sábado (8) e domingo (9), a frente fria chega ao Sudeste, Centro-oeste e parte do Nordeste onde também provoca chuvas.

    No fim de semana, a tendência é que a frente fria associada ao ciclone extratropical avance e afete outras regiões do país, incluindo o Sudeste, o Centro-Oeste e até parte do Nordeste.Confira os estados que devem ser atingidos:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • Mato Grosso do Sul
    • Mato Grosso
    • Goiás
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Espírito Santo
    • Bahia
    • Tocantins

    Acompanhe a previsão do tempo detalhada para esta sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9), e veja quais áreas serão atingidas pela frente fria e pelas chuvas provocadas pelo ciclone extratropical.

    Semana se encerra com tempestades na Região Sul

    A preocupação se estende ao longo de toda a tarde desta sexta-feira (7), já que as chuvas fortes e os riscos de tempestades continuam, atingindo também o noroeste e o norte gaúcho. Nem mesmo Porto Alegre (RS) deve escapar dos temporais mais intensos no decorrer do dia, com alto potencial para transtornos como alagamentos e queda de galhos de árvores.

    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde de hoje (7).
    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde de hoje (7).

    As primeiras chuvas também serão registradas durante a tarde na Serra Catarinense e em áreas de divisa com o norte do Rio Grande do Sul. A previsão é de que a precipitação atinja Santa Catarina com menor intensidade em relação ao território gaúcho, mas ainda com possibilidade de transtornos.

    Até mesmo o Paraná entra em alerta para chuvas fortes e tempestades nesta sexta-feira (7). As áreas mais afetadas devem se concentrar na região de Cascavel (PR), onde há maior probabilidade de queda de granizo e descargas elétricas.

    Probabilidade de chuva na noite deste sábado (8).
    Probabilidade de chuva na noite deste sábado (8) mostra o avanço da frente fria sobre áreas do centro-sul.

    Durante a noite, o sistema avança sobre Santa Catarina, Paraná e também alcança o sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, provocando chuvas intensas e tempestades com potencial para causar transtornos, como alagamentos, transbordamento de rios e danos aos plantios da região.

    Ciclone se afasta entre o sábado e domingo

    O sábado (8) e o domingo (9) serão um pouco mais calmos para partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. À medida que o ciclone extratropical se afasta, as chuvas perdem intensidade, trazendo alívio aos moradores da Região Sul.

    Previsão de precipitação, nebulosidade e pressão a nível médio do mar para a tarde de sábado (8).
    Previsão de precipitação, nebulosidade e pressão a nível médio do mar para a tarde de sábado (8).

    Entretanto, entre a madrugada e a manhã de sábado (8), chuvas fortes ainda persistem sobre Porto Alegre (RS) e a Região Metropolitana. Em outras partes do Brasil, a frente fria associada ao ciclone provocará precipitação em diversos estados.

    No Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma mais espalhada pelo estado e já alcança São Paulo, onde há previsão de precipitação no oeste, centro e em municípios próximos à capital, como Campinas (SP).

    Água disponível para a precipitação na tarde deste sábado (8).
    Água disponível para a precipitação na tarde deste sábado (8).

    Durante a tarde de sábado, as chuvas perdem força na Região Sul, e o tempo fica parcialmente nublado em boa parte dos estados com algumas aparições do sol. Chuvas leves ainda são esperadas no leste do Rio Grande do Sul. A frente fria, porém, se desloca rapidamente e, até o fim do dia, deve alcançar Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul de Goiás e Mato Grosso.

    Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, há possibilidade de chuvas intensas de forma isolada, acompanhadas de trovoadas. Já nas primeiras horas do domingo (9), a frente fria avança em direção ao Espírito Santo, sul da Bahia, norte de Goiás e sul do Tocantins. Desde a madrugada, o céu fica encoberto, e há risco de chuva forte entre a divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    Previsão de precipitação para a tarde de domingo (9).
    Previsão de precipitação para a tarde de domingo (9).

    Ao longo do domingo (9), a circulação atmosférica reforça a umidade no litoral do Sudeste, provocando novas pancadas de chuva. Além disso, a frente fria segue atuando sobre o país, mantendo a instabilidade em áreas do norte de Minas, sul da Bahia, interior de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, principalmente durante a tarde.