Ciclone começa a se formar e traz intensa mudança para 4 estados já nesta sexta, 9; confira os alertas

Nesta sexta-feira um ciclone extratropical começa a se formar. O novo sistema trará mudanças no tempo e deixa, pelo menos, quatro estados em alerta para chuvas.
- Veja também: Chuvas voltam a ocorrer nos 3 estados do Sul e com risco de tempestades nesta quinta, 8; veja a previsão
A partir desta sexta-feira (9), um ciclone extratropical começa a se formar sobre o nordeste da Argentina. O sistema está associado a um cavado em médios níveis da atmosfera, caracterizado pelo alongamento de uma área de baixa pressão, o que favorece a ciclogênese e a formação de instabilidades, nuvens carregadas e áreas de chuva.
Ainda em sua fase inicial de formação, a previsão indica chuvas fortes e aumento no risco de tempestades nesses quatro estados, distribuídos entre as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Confira, a seguir, a previsão do tempo com mais detalhes para esta sexta-feira (9).
Ciclone provoca mudança no tempo em quatro estados
As primeiras horas da sexta-feira (9) serão marcadas por mudanças nas condições do tempo na Região Sul do Brasil. Após dias de tempo estável e temperaturas elevadas, o Rio Grande do Sul passa a registrar aumento da nebulosidade em função da formação de um novo ciclone extratropical nas proximidades do estado.

A ciclogênese, termo utilizado para definir a fase de formação do ciclone, ocorre inicialmente sobre a Argentina, a partir do aprofundamento de uma área de baixa pressão, que já provoca chuvas fortes e tempestades em sua área de atuação. Com o avanço da madrugada e durante o período da manhã, o sistema se intensifica e as áreas de chuva avançam em direção ao Uruguai e ao sul do Brasil.
Nesse momento, o céu já se encontra encoberto em grande parte do Rio Grande do Sul, atingindo também áreas de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Ao final da manhã, os riscos de chuvas intensas aumentam sobre a Campanha Gaúcha e a porção central do território gaúcho, colocando parte do estado em estado de atenção. Chuvas fracas também são previstas para outras áreas do Rio Grande do Sul.

À medida que a ciclogênese evolui para a consolidação do ciclone, o sistema ganha intensidade. O canal de umidade proveniente da Região Norte do Brasil contribui para esse processo, saturando a atmosfera e criando condições favoráveis à ocorrência de chuvas intensas e tempestades.
Durante a tarde, a previsão indica chuvas intensas e distribuídas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. Esse cenário aumenta o risco de transtornos, já que as precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento superiores a 40 km/h.

Recomenda-se atenção redobrada da população, especialmente em áreas de risco, sujeitas a enxurradas e alagamentos.
Com a chegada da noite, as chuvas tendem a perder força de forma gradual. Ainda assim, permanecem condições para pancadas localmente intensas em pontos do noroeste do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas da Região Sul, o céu segue encoberto e com nuvens carregadas.