Chuvas voltam a ocorrer nos 3 estados do Sul e com risco de tempestades nesta quinta, 8; veja a previsão
A combinação de calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e tempestades isoladas na Região Sul do Brasil nesta quinta-feira. Veja aqui mais detalhes do tempo.

Clima de verão nesta quinta-feira (8) na Região Sul do Brasil. Uma área de baixa pressão atmosférica (cavado), juntamente com temperatura e umidade elevadas, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão. São chuvas rápidas e mais localizadas que se formam por conta do calor e da umidade, especialmente entre a tarde e a noite.
Há riscos de chuvas pontualmente intensas acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo, o que acende o alerta de transtornos para a população, como queda de galhos de árvores e alagamentos.
Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo.
Pancadas de chuva e temporais nesta quinta-feira no Sul do país
Condições do tempo típicas de verão nesta quinta-feira (8) na Região Sul do Brasil, com temperaturas em elevação e alta umidade do ar favorecendo a ocorrência de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite.
O período da manhã da quinta-feira (8) começa com umidade do ar elevada (acima de 60%) nos três estados, e com bastante nebulosidade na metade sul do Rio Grande do Sul. São esperadas chuvas fracas e isoladas na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, no norte do Paraná e trovoadas isoladas no litoral sul catarinense.
Já durante a tarde desta quinta-feira (8), a nebulosidade aumenta na Região Sul e as instabilidades localizadas ganharão intensidade, com potencial para a formação de tempestades pontualmente intensas.

São esperadas chuvas fracas e isoladas nos três estados, contudo, chuvas localmente intensas e acompanhadas por tempestades podem ocorrem no norte e nordeste gaúcho, no centro-leste catarinense e no leste paranaense, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba. E não se descarta a possibilidade de queda de granizo.
Ao longo da noite de quinta-feira (8) as chuvas reduzem, principalmente no estado gaúcho, mas ainda há potencial para pancadas de chuva isoladas na região central de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Contudo, mesmo que as chuvas possam ocorrer de forma mais intensa em algumas localidades, não serão registrados acumulados expressivos de chuva até o fim do dia na Região.
E atenção: entre a noite de sexta-feira (9) e o sábado (10), um novo ciclone extratropical se forma entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo condições para tempo severo em toda a Região Sul. Atualizaremos a previsão do tempo no decorrer dos próximos dias.