Chuvas volumosas no NE e frio perde intensidade nos próximos dias

Ao longo dessa semana as temperaturas voltam a subir, mas o frio ainda estará presente. Os ventos de leste aumentam de intensidade e contribuem para chuvas volumosas desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Norte.

Chuvas ocorrem em boa parte da costa leste brasileira, porém, com maiores volumes para o ES e a BA.

No decorrer do domingo (04), a massa de ar polar passou a atuar no Oceano Atlântico, próximo a costa das regiões Sul e Sudeste, o que contribuiu para o transporte mais efetivo da umidade do oceano para o país. Assim, nesta segunda-feira (05) o tempo fica nublado e frio desde o litoral sul de Santa Catarina até o Espírito Santo, com ocorrência de chuva fraca ao longo do dia.

O tempo também fica nublado em todo o estado de Minas Gerais, norte de São Paulo, metade sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul, devido a uma condição mais instável na atmosfera ocasionada pela presença de uma frente fria no Sul da Bahia, onde há previsão de chuva ao longo do dia e alerta para transtornos. A partir do fim do dia há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no sul de Goiás, sudeste do Mato Grosso, leste e nordeste do Mato Grosso do Sul, e de forma mais isolada no Triângulo Mineiro, norte e oeste de São Paulo e norte do Paraná.

Na terça-feira (06), a massa de ar polar se mantém sobre o oceano, porém um pouco mais afastada do continente. Os ventos de leste continuam a transportar umidade para o continente e o tempo fica nublado em todo o leste catarinense, leste do Paraná, sul de São Paulo e estado do Espírito Santo, com chuva fraca ao longo do dia. No sul da Bahia, as chuvas ocorrem de forma mais intensa e se espalham no fim do dia para o norte do Espírito Santo. No restante do leste do Nordeste, a chuva ocorre com fraca intensidade alternando com períodos de melhoria entre Salvador e Natal.

O outro destaque do dia fica para o aumento das temperaturas no Centro-Sul, devido à atuação dos ventos de norte. O frio da manhã e no fim do dia continua, porém, a sensação fica mais agradável ao longo do dia.

Na quarta-feira (07), as chuvas aumentam de intensidade no leste nordestino, mais precisamente no sul da Bahia e entre Salvador e Aracaju, com maiores volumes ocorrendo pela manhã. Tempo nublado e chuvoso também é previsto para o estado do Espírito Santo, devido aos ventos de leste. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo firme predomina, com exceção para o estado de Minas Gerais, onde ainda o dia fica nublado, porém, sem previsão de chuva.

Previsão de mudança, somente para a Região Sul, onde as temperaturas ficam mais elevadas e o sol aparece ao longo do dia. Devido a uma frente fria próximo ao sul do Rio Grande do Sul e a presença de um cavado sobre a Região, a partir do meio da tarde há a possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração na metade sul do território gaúcho, na porção mais central de Santa Catarina, centro-leste e norte do Paraná.

Tendência para o restante da semana

A partir de quinta-feira (08), uma frente fria começa a se forma ao sul do Rio Grande do Sul e há previsão de chuvas volumosas nessa porção do estado já pela manhã. No entanto, se trata de um sistema de curta duração e na sexta-feira (09) já não influencia mais as condições do tempo. Por outro lado, um sistema de baixa pressão, começa a se desenvolver sobre o território gaúcho e, no decorrer do dia e do fim de semana, dá origem a uma frente fria que avança até o Sudeste. O que possibilita a atuação de uma massa de ar polar e, consequentemente, o retorno do frio mais intenso.