Chuvas volumosas no Centro-Norte e destaque para o frio na Região Sul

Tempo se mantém instável no Centro-Norte do país, com alerta de chuvas volumosas para os estados do ES, MG e BA. Muitas no Centro-Norte, estão vivenciando um padrão isolado No Centro-Sul o destaque fica para o frio.

Mesmo com previsão de chuvas volumosas, muitas localidades do Centro-Norte ainda presenciam um padrão de pancadas isoladas.

A presença de uma região de cavado sobre o leste da Bahia contribui para o aumento das chuvas no estado, em Minas Gerais e no Espírito Santo para esta quarta-feira (23). As chuvas ganham intensidade a partir do meio da tarde e levam potencial para transtornos no sul da Bahia e no norte dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Nas demais áreas do Sudeste, o tempo segue nublado e há previsão de pancadas na parte da tarde nas demais regiões mineiras, no Rio de Janeiro, norte, centro e leste de São Paulo. No restante do território baiano, pancadas intensas também ocorrem na parte da tarde e se espalham para o Tocantins e sul dos estados do Maranhão e do Piauí. No Centro-Oeste, as chuvas ocorrem de forma isolada no Mato Grosso, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, mas mesmo assim há potencial para temporais pontuais.

No Sul, o tempo firme predomina com exceção para o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, onde o dia fica nublado e com ocorrência de chuva bastante fraca no leste. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia e na parte da noite esfria, com valores que ficam em torno dos 12°C durante a madrugada na metade sul do Rio Grande do Sul.

Destaques para a quinta-feira e a sexta-feira

Na quinta-feira (24), sem grandes mudanças de padrão. O tempo instável e chuvoso se mantém sobre a Bahia, metade norte de Goiás e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os maiores volumes são esperados no oeste baiano, noroeste mineiro e no norte de Goiás. Previsão de pancadas de chuva isoladas entre o meio da tarde e a noite nas demais regiões mineiras, no Rio de Janeiro e nas regiões paulistas mais próximas do sul de Minas Gerais.

No restante do Centro-Oeste, bastante nebulosidade ao longo do dia com chuva isolada e de fraca intensidade ocorrendo na primeira parte da manhã na metade norte do Mato Grosso. A partir do meio da tarde há previsão de pancadas mais intensas no norte e leste mato-grossenses, e de forma muito isolada no norte nordeste do Mato Grosso do Sul.

Já na Região Sul, a presença de um pequeno cavado contribui para uma manhã nublada e com chuva fraca no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-sul de Santa Catarina e no sul do Paraná. Na parte da tarde, passa a chover no leste catarinense e do Paraná. Nas demais áreas da Região, o tempo segue firme e ensolarado. Destaque também para a sensação de frio ao longo do dia nos três estados, sendo mais intenso a partir do fim do dia, devido ao avanço da massa de ar frio.

Na sexta-feira (25), as chuvas ficam menos volumosas e ocorrem de forma mais isolada. Bastante nebulosidade pela manhã no Sudeste, na Bahia e em boa parte do Centro-Oeste, com ocorrência de chuva fraca e isolada no oeste, sul e leste da Bahia, norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, norte e leste de São Paulo, em Goiás e sudeste do Mato Grosso. Na parte da tarde a nebulosidade aumenta e se espalha, mas as chuvas ocorrem de forma muito isolada nessas localidades, sendo mais intensas somente no norte do Mato Grosso, metade norte Goiás e no oeste da Bahia. Mato Grosso do Sul e oeste paulista continuam sem previsão de chuva.

Já na Região Sul, o tempo firme predomina em todo o Rio Grande do Sul e oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Nas demais áreas, sol entre nuvens pela manhã e chuva de fraca a modera intensidade a partir do meio da tarde no leste catarinense e do Paraná. O frio da manhã e a partir do fim da tarde continua e as temperaturas ficam amenas ao longo do dia.