Chuvas volumosas no Brasil Central e o RS segue com tempo mais seco

Nesta semana as chuvas ocorrem em boa parte do Brasil com maior risco de temporais para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Parte do Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul, o tempo seco e quente predominam.

Nessa semana o padrão típico de verão se mantém, com chuvas volumosas mais concentradas no Brasil Central. Confira os alertas de tempo severo.

Nesta semana as chuvas mais volumosas continuam a ocorrer nas regiões Centro-Oeste e Sudeste devido à atuação de uma zona de convergência que se forma a partir desta terça-feira (10). Há potencial para transtorno nessas regiões. Uma pequena mudança na posição de formação dos sistemas precipitantes transientes (baixas pressões) traz de volta as chuvas generalizadas para toda a Região Sul na próxima semana.

Destaques e alertas para a semana

Nesta segunda-feira (09), as chuvas, que já vem ocorrendo durante a noite e madrugada no Paraná, continuam com menor intensidade na parte da tarde e de forma isolada em todo o estado. Pancadas isoladas também podem atingir o norte e o oeste de Santa Catarina. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, no início da tarde, instabilidades se formam e provocam chuvas isoladas. No decorrer do período há alerta de temporais em todo o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com exceção para a metade leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Na Região Norte e no oeste do Nordeste, tempestades também trazem potencial para transtornos.

Na terça-feira (10), uma zona de convergência se estabelece sobre o Brasil Central. Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã em todo o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com exceção para o norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. As chuvas mais intensas do período ocorrem no Mato Grosso do Sul. Entre o meio da tarde e a noite, temporais e chuvas volumosas trazem potencial para transtornos no estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

Na quarta-feira (11), mais um dia instável e de risco para temporais. Chuvas intensas ocorrem já pela manhã no norte paulista, no sul de Goiás e na metade sul de Minas Gerais. O sul capixaba e o norte do Rio de Janeiro podem ser atingidos pelos temporais no fim da manhã. Nas demais regiões de São Paulo e no Centro-Oeste, chove de forma mais isolada.

Na parte da tarde as chuvas se espalham e há risco de temporais em todo o Centro-Oeste e boa parte do Sudeste, com exceção, novamente, para o norte mineiro e capixaba. Durante a noite, o alerta de chuvas volumosas se mantém para o estado de Goiás, centro-sul, oeste e leste de Minas Gerais e para o Espírito Santo. Já na Região Sul, pancadas isoladas atingem o Paraná e o oeste catarinense a partir do meio da tarde.

Na quinta-feira (12), a formação de uma frente fria contribui para espalhar as chuvas mais para o Sul. No entanto, ainda há risco de chuva forte pela manhã no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Na parte da tarde, pancadas bastante isoladas ocorrem no Rio Grande do Sul e no oeste catarinense, trazendo potencial para temporais localizados. No Paraná, alerta para o oeste no período da noite. No Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas se tornam isoladas, mas há potencial para transtornos no Sul do Mato Grosso, metade leste do Mato Grosso do Sul, metade sul de Goiás, oeste e norte paulista e no Triângulo Mineiro.

Na sexta-feira (13), as chuvas voltam a ficar concentradas no Centro-Oeste e no Sudeste, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo de forma isolada em Minas Gerais, Goiás e no Mato Grosso, com potencial para pancadas de forte intensidade no período da tarde em boa parte dessas regiões. Exceção para o norte dos estados de Minas Gerais, do Mato Grosso, de Goiás e do Espírito Santo. Na Região Sul, temporal pode atingir a região do Norte Pioneiro e o leste do Paraná.

Retorno das chuvas em toda a Região Sul

A partir do próximo domingo (15), as chuvas passam a ocorrer com maior frequência no Rio Grande do Sul e, consequentemente, em toda a Região Sul. Temporais e chuvas volumosas estão previstos para se manterem no início da próxima semana. Assim, o calor mais intenso volta a fazer parte do Centro-Oeste e do Sudeste.