Chuvas volumosas levam potencial para transtornos no SE e no CO

Frente fria que vem provocando chuvas intensas na Região Sul avança para o Sudeste levando potencial para ocorrência de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Alerta de tempo severo, alagamentos, inundações e deslizamentos
Frente fria avança e contribui para o aumento das chuvas no Centro-Leste do país. Potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.

Uma frente fria vem atuando sobre a Região Sul e provocando chuvas de moderada a forte intensidade nos estados do Paraná e de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localizam a região da serra gaúcha e o litoral norte. No Mato Grosso do Sul, chuvas volumosas também vem ocorrendo e boa parte do estado desde a tarde de ontem (25).

A previsão para esta quarta-feira (26) é de que o sistema frontal avance em direção ao Sudeste e por volta do meio da tarde provoque temporais em todo o estado de São Paulo, com maiores acumulados e potencial para transtornos como alagamentos e inundações nas áreas mais ao leste, o que engloba toda a faixa litorânea e as regiões metropolitana de Campinas e de São Paulo. Mais para o fim do dia, a frente fria chega ao Rio de Janeiro deixando em alerta a capital carioca. A grande BH também possui alertas de tempo severo entre o fim da tarde e a noite.

O deslocamento do sistema contribui para a formação de canal de umidade sobre o Brasil Central. Assim, há previsão de pancadas de chuvas mais isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, sobre o norte do Mato Grosso do Sul, estado de Goiás e o Mato Grosso. Já na Região Sul, as chuvas diminuem devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio que provoca a queda das temperaturas e a ligeira sensação de frio a partir do fim do dia.

Destaques e alertas para o restante da semana

Na quinta-feira (27), a frente fria já se encontra sobre o Espírito Santo o que deixa o dia chuvoso sobre o estado, principalmente pela manhã até o início da tarde. Bastante nebulosidade sobre Minas Gerais, norte paulista, Goiás e Mato Grosso, com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade na primeira parte do dia e de risco de temporais e chuvas volumosas a partir do meio da tarde. Alerta também para o sul da Bahia, onde, devido ao avanço do sistema frontal, há potencial para chuvas intensas por volta do fim do dia e a noite.

No Rio de Janeiro e leste paulista, devido aos ventos frio de quadrante sul, o tempo fica nublado e com temperaturas mais baixas, provocando uma sensação semelhante à vivenciada durante boa parte do Carnaval. Já na Região Sul, o tempo firme predomina com temperaturas amenas e sensação de frio pela manhã e durante a noite. Há potencial para formação de geada novamente na Serra Catarinense. Somente na faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná que o sol aparece entre muitas nuvens.

Na sexta-feira (28), mais um dia de tempo firme e temperaturas amenas em boa parte do Centro-Sul, com sol entre muitas nuvens para o leste de Santa Catarina e do Paraná e tempo fechado e sem chuva no Rio de Janeiro. Já no Espírito Santo, Minas Gerais, sul da Bahia, Goiás, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, muita chuva e potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, principalmente nos territórios mineiro e capixaba, onde são esperados os maiores volumes.

A partir do fim dia, a chuva diminui nas áreas mais ao leste, no entanto, há o aumento no Brasil Central e o potencial para transtornos aumenta no sul goiano, no Triângulo Mineiro, centro-sul do Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul.