Chuvas volumosas continuam no Centro-Norte do Brasil

Apesar de ocorrerem chuvas em praticamente todo o Brasil, o destaque dessa semana ficará para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde são esperadas chuvas volumosas.

Apesar de chover em todas as regiões, o destaque da semana ficam paras chuvas volumosas na porção Centro-Norte do país.

No decorrer desta semana as chuvas ocorrem em todas as regiões do país, com destaque para o Centro Oeste, Norte e Nordeste, onde são esperadas chuvas volumosas. No Sudeste, as chuvas perdem intensidade, mas ainda ocorrem de forma isolada. No Sul, bastante nebulosidade e chuvas de fraca a moderada intensidade em toda a Região.

Previsão do tempo

A segunda-feira (26) iniciou com tempo instável e bastante nebulosidade em boa parte do Nordeste, do Norte e no norte do estado do Mato Grosso, com chuvas mais intensas no Maranhão, Piauí, Tocantins, oeste da Bahia e no estado do Amazonas. Na parte da tarde a previsão é de pancadas de chuva generalizadas na Região Norte e no norte do estado do Mato Grosso e de Goiás. Já no Nordeste, o tempo instável se mantém nas mesmas áreas, no entanto, a partir do meio da tarde, diminuem de intensidade e abrangência.

Nas demais áreas do Centro-Oeste, bem como na Região Sudeste, a previsão é de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer com moderada intensidade. Tempo firme somente na metade sul do Mato Grosso do Sul, centro-sul e leste de São Paulo e na porção mais central de Minas Gerais, mais especificamente entre Belo Horizonte e Montes Claros. No Sul, predomínio de sol entre nuvens, com tempo mais fechado no leste de Santa Catarina e do Paraná.

Na terça-feira (27) as chuvas perdem intensidade e abrangência no Centro-Norte do Brasil, no entanto, as pancadas isoladas no período da tarde podem trazer volumes de chuva entre 30 e 50 mm. Na metade leste do Pará, norte do Mato Grosso e nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas, as chuvas ocorrem de forma mais abrangente e volumosa. No Sudeste, o predomínio é de tempo firme, com pancadas isoladas e de curta duração na parte da tarde. Somente na faixa leste da Região, que vai do Rio de Janeiro até o norte do Espírito Santo, que chove de forma mais abrangente e continua a partir do fim da amanhã.

Acumulado de chuva previsto para toda a semana, segundo o modelo ECMWF.

Na Região Sul, a concentração de nuvens aumenta, principalmente, na metade norte do Rio Grande do Sul e no estado de Santa Catarina. Previsão de chuva de fraca a moderada intensidade pela manhã no noroeste gaúcho e no oeste catarinense. Na parte da tarde, pancadas de chuva isoladas atingem o oeste e centro-norte do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (27) as chuvas volumosas se concentram na porção mais a oeste do Norte do país, porém, as pancadas isoladas continuam a ocorrer no Nordeste. Já no interior do Sudeste o predomínio é de tempo firme, com previsão de chuva isolada e de curta duração no estado de São Paulo. No Mato Grosso do Sul e nos estados da Região Sul, o tempo fica mais instável, com previsão de pancadas isoladas a partir do meio da tarde, sem potencial para transtornos.

Tendência para o restante da semana

A partir da quinta-feira (29), devido à passagem de uma frente fria no oceano, volta a chover forte no estado de São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro, no Centro-Oeste, Norte e no Nordeste, promovendo um fim de mês e início de Dezembro com bastante umidade para a metade norte do Brasil.