Chuvas volumosas atingem parte do Centro-Sul e o extremo norte do país

A atuação de uma frente fria mantém em alerta para temporais e chuvas volumosas os estados do MS, do PR, de SP e do RJ ao longo do fim de semana. No norte do Nordeste, a ZCIT continua presente.

Temporais, alagamentos e inundações.
Chuvas diminuem no Brasil Central, mas ainda atingem com intensidade estados como MS, PR, SP e RJ. No norte do país, a ZCIT provoca chuvas volumosas.

A passagem de uma frente fria e a formação de uma região de cavado no oeste da Região Sul contribuíram para chuvas intensas no noroeste do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, na metade oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Os volumes variaram de 30 a 60 mm, com maiores valores concentrados no oeste paranaense.

No entanto, no interior do estado de São Paulo, um temporal atingiu a cidade de Bauru provocando alagamentos, inundações e enxurradas, que chegaram a arrastar carros. Não há registro de vítimas. A chuva acumulou 75 mm em 24 horas, segundo os pluviômetros do Cemaden.

Neste fim de semana, a frente fria atua na altura do estado de São Paulo e, mesmo se afastando, áreas de cavado reforçam as instabilidades levando risco para temporais e chuvas volumosas para vários estados do Centro-Sul. Já no extremo norte do país a ZCIT se mantém e há potencial para transtornos.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (01), bastante nebulosidade e chuvas de fraca intensidade ocorrendo pela manhã e de forma isolada no leste do Paraná, na faixa litorânea do sul de São Paulo, no oeste paulista, noroeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul, sendo neste último, podendo ocorrer de forma mais intensa no noroeste do estado. No extremo norte do Nordeste, as chuvas ocorrem de moderada a forte intensidade na porção mais a nordeste da região, com maiores volumes entre Fortaleza e Natal.

Na parte da tarde, instabilidades se espalham e ganham intensidade, levando riscos de temporais em todo o Mato Grosso do Sul, norte, noroeste e leste do Paraná, em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e, de forma mais isolada, no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. No sul de Goiás, sul e oeste do Mato Grosso, pancada isoladas não trazem potencial para estragos. Já no faixa norte do Nordeste, passa a chover com intensidade e, novamente, os maiores volumes são esperados entre Fortaleza e Natal, onde há potencial para alagamentos e inundações.

No domingo (02), sem grandes mudanças. A frente fria se afasta e uma pequena áreas de baixa pressão se forma próximo a costa do estado de São Paulo, contribuindo para chuvas de moderada intensidade já pela manhã no leste e norte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, no oeste, centro e leste, até a altura da região metropolitana de São Paulo. Na faixa norte do Brasil, chuvas de fraca a moderada intensidade desde Belém até o norte do Piauí.

No período da tarde, a intensificação de uma região de cavado contribui para a ocorrência de forte temporais e chuvas volumosas no leste paulista, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, principalmente na região do Vale do Paraíba e no litoral norte. Pancadas isoladas ocorrem no Paraná, centro-leste de Santa Catarina, no nordeste do Rio Grande do Sul, sul e leste do Mato Grosso do Sul. Na faixa norte do país, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda ocorrem com fraca a moderada intensidade desde Belém até Fortaleza e em áreas mais no interior.