Chuvas se concentram no Centro-Sul e levam potencial para temporais

Após as chuvas se concentram mais no Centro-Norte do país, é a vez do Centro-Sul, com alerta para temporais. A redução das temperaturas também é destaque.

alerta de temporais
Chuvas se concentram no Centro-Sul e levam potencial para temporais com ocorrência de granizo. Queda das temperaturas também é destaque.

Nos próximos dias, as chuvas voltam a atingir parte do Centro-Sul do país em típico padrão de primavera e início de estação chuvosa, com potencial para ocorrência de temporais e queda de granizo.

Destaque também para a incursão de ar frio que proporciona sensação de frio do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.

Alerta de temporais com granizo

Na quinta-feira (15), uma região de cavado se forma sobre o Paraguai ao longo da madrugada e se desloca em direção ao Brasil provocando chuvas na forma de temporais e com potencial para ocorrência de granizo já pela manhã no oeste e noroeste do Paraná, oeste e sul do Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, as instabilidades se espalham por todo o território paranaense, atingido à região metropolitana de Curitiba mais para o final da tarde. Os temporais também ocorrem no oeste de Santa Catarina de forma isolada. Já em todo o Mato Grosso do Sul, as chuvas intensas acontecem de forma generalizada, bem como no oeste e sul do Mato Grosso.

Já no Sudeste, também há previsão de temporais isoladas a partir do meio da tarde em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, ganhando abrangência a partir do fim do dia e durante a noite no norte paulista e nas regiões citadas, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte.

Na sexta-feira (16), com o deslocamento do cavado, que se uniu a uma frente fria, há o enfraquecimento das instabilidade durante a primeira parte do dia, sem ocorrência de chuvas significativas, e sim para formação de bastante nebulosidade no leste e sul de Minas Gerais, norte e leste paulista.

No entanto, por volta do meio da tarde, instabilidades se formam e provocam pancadas de chuvas que podem ocorrer na forma de temporais no norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, norte oeste do Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso. A partir do fim do dia, as chuvas se tornam mais abrangentes em Minas Gerai e no norte paulista.

Redução das temperaturas e a sensação de frio

Com o desenvolvimento de um cavado e a atuação de um baixa pressão no oceano na altura da Região Sudeste, há a união destes sistemas e a formação de um sistema frontal na qual, toda essa formação, favorece o deslocamento mais próximo da Região Sul de uma massa de ar frio.

Esse sistema por sua vez contribui para a redução das temperaturas a partir da próxima madrugada no Rio Grande do Sul e, a partir da manhã da quinta-feira (15), no leste de Santa Catarina, de São Paulo e no Rio de Janeiro. Os ventos além de frios ajudam no transporte de umidade e para um tempo nublado nessas áreas. A sensação é de frio no início da manhã e agradável ao longo do dia.

Na sexta-feira (16), a massa de ar frio se desloca mais para o norte aumentando a área de atuação. Frio para à metade sul e leste do Rio Grande do Sul, e faixa leste que vai de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. Sensação amena para as demais áreas do leste paulista, para o sul de Minas Gerais e até para o Espírito Santo. Já para o restante do Centro-Sul, o friozinho do início da manhã é substituído pelo calor à partir do fim do período.