Chuvas retornam ao Sul nos próximos dias

A chegada de uma nova frente fria ao Sul do Brasil na quinta-feira (21) irá marcar o início de uma condição mais úmida até o fim do mês de Junho. Há risco para temporais no fim de semana.

Sistemas frontais voltam a provocar chuva na Região Sul nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (21) uma frente fria se forma sobre o Sul do Uruguai durante a madrugada, trazendo risco de temporais sobre o país. O sistema chega ao estado gaúcho no início da manhã na fronteira sul. No decorrer do dia a frente fria avança por todo o estado, provocando chuva a partir do início da tarde na região central e diminuição das temperaturas na metade sul, devido à atuação de ventos de quadrante sul.

Em SC e no PR começa a chover somente no fim da tarde e de forma isolada no sul e oeste desses estados, devido a uma condição mais instável que geralmente antecede os sistemas frontais. A frente fria chega ao estado catarinense somente na parte da noite, provocando chuva fraca e isolada no oeste e metade sul.

Na sexta-feira (22) a frente fria já se encontra mais afastada no oceano, mas ainda contribui para a formação de nuvens de chuva sobre o norte do RS, sul do PR e todo o estado de SC, onde há previsão de chuva isolada e fraca a partir do fim da manhã. A sensação de frio se mantém durante a manhã e noite, mas se tornam mais amenas em comparação aos dias anteriores.

No sábado (23) uma nova frente fria começa a se formar sobre o Uruguai, com tendência de ser mais forte que a sua antecessora, provocando chuva já na madrugada, que ganha intensidade e se espalha para o sul do RS no início da manhã. Esse sistema não consegue progredir e se mantém sobre o sul do estado ao longo de todo o dia, deixando o tempo chuvoso e nublado. A partir da tarde as instabilidades se espalham e, à noite, chove em toda a metade sul, trazendo risco para temporais com granizo.

No decorrer da madrugada de domingo (24), a frente fria avança por todo o RS atingindo o estado de SC no início da manhã. Há risco para temporais para toda a metade norte e leste do RS, sul e meio oeste de SC. No decorrer da manhã a chuva se espalha por todo o território catarinense e metade sul do PR, perdendo força e ocorrendo com moderada intensidade e se tornando mais fraca e isolada até o fim do dia.