Chuvas na Região Sul e mudança do tempo em SP e no RJ

Nos próximos dias a umidade se mantém concentrada na Região Sul, com previsão de chuva forte em algumas localidades. No litoral do Sudeste, há aumento da nebulosidade e ligeira diminuição das temperaturas.

Atmosfera continua instável na Região Sul e a passagem de um frente fria muda as condições do tempo no leste do Sudeste.

Uma massa de ar seco mantém o tempo firme e ensolarado em boa parte do Brasil. Já na Região Sul, em especial os estado do RS e de SC, a passagem de uma frente fria contribui para o aumento da nebulosidade, chuva fraca e diminuição das temperaturas, trazendo uma ligeira sensação de frio. Hoje (02) a mesma condição é observa no leste do PR e de SP. No extremo norte do país, a ZCIT, continua a provocar bastante chuva.

Previsão do tempo para quarta-feira e quinta-feira

Nesta quarta-feira (02), instabilidades que se formaram no leste da Argentina e no Uruguai, avançam em direção ao RS provocando chuva em todo o estado já pela manhã. Na parte da tarde a chuva ganha força no Oeste e Sul, e a noite na região metropolitana de Porto Alegre. No meio leste dos estados de SC e do PR a circulação dos ventos que transportam umidade do oceano, mantém o tempo nublado e com chuva ao longo do dia nas áreas do leste. A partir da tarde a chuva também passa a ocorrer nas regiões centrais dos estados. Alerta de chuva forte para o litoral do PR. 

No Sudeste o predomínio é de tempo firme, porém com a passagem da frente fria de forma costeira e dos ventos que passaram a soprar de sudeste, o tempo, ao longo do dia, será nublado e com chuva fraca em todo leste paulista e do RJ, ocorrendo com maior intensidade somente no sul de SP. As temperaturas não sobem muito, trazendo uma ligeira sensação de frio.

No Nordeste, sol entre muitas nuvens no leste e norte da Região, com previsão de chuva fraca no leste baiano e entre Aracaju e Recife. Já nas áreas mais ao norte chove de forma moderada a forte de São Luis até o estado do AP, com redução da intensidade prevista a partir do meio da tarde. No Centro-Oeste, previsão de chuva somente no extremo norte do MT.

Acumulado de chuva previsto da quarta-feira (02) até a quinta-feira (03), segundo o modelo GFS.

Na quinta-feira (03) as chuvas aumentam de intensidade no Sul do Brasil. No decorrer da madruga uma pequena área de baixa pressão se forma próximo a costa do RS, contribuindo para um aumento do transporte de umidade para a Região Sul e, consequentemente, para chuvas mais intensas que ocorrem entre o fim da manhã e início da tarde no leste gaúcho, trazendo potencial para transtornos em Porto Alegre. Mais para o fim do dia passa a chover forte desde Florianópolis até o sul de SP, deixando em alerta o Vale do Itajaí e leste do PR.

No Sudeste a nebulosidade se mantém densa no leste da Região, com previsão de chuva ao longo do dia no norte do RJ. Nas demais áreas do estado e litoral norte de SP, há previsão de chuva fraca e isolada somente pela manhã, e na região metropolitana de São Paulo, chove com moderada intensidade entre o fim da manhã e o início da tarde. As temperaturas aumentam em relação ao dia anterior, porém ainda há sensação de frio, principalmente nas primeiras horas da manhã e no fim do dia.

No restante do país sem grandes novidades. O tempo seco predomina no Brasil central e uma condição mais instável se mantém no leste e norte do Nordeste. As chuvas aumentam no sul da BA e no estado do RN, e no litoral norte a ZCIT continua a provocar chuva ao longo do dia entre o MA e o AP.

Tendência para sexta-feira e o fim de semana

Na sexta-feira (04) há previsão de diminuição das chuvas na Região Sul, mas ainda ocorrem de moderada a forte intensidade na metade leste de todos os estados. No Sudeste a nebulosidade diminui e as temperaturas aumentam. Já o fim de semana será caracterizado pelo tempo mais firme e quente no Centro-Sul e pelo aumento das chuvas no norte do país.