Chuvas ainda ocorrem de forma irregular em boa parte do país

Em meados desta semana as chuvas continuam a ocorrer de forma irregular em boa parte do país, com um condição um pouco mais favorável na próxima sexta-feira.

temporais; tempestades; raios; descargas elétricas
Mesmo com a irregularidade das chuvas, há potencial para a formação de nuvens de tempestades como mostra a previsão de densidade de raios para a tarde da próxima quinta-feira.

Nos próximos dias o padrão atmosférico de chuvas mais volumosas concentradas mais ao norte e de irregularidade no restante do país se mantém, com mudanças previstas para a sexta-feira, quando há uma condição mais favorável para a ocorrência de chuvas mais abrangentes nas regiões Sul e Sudeste.

Alertas e destaque para a quarta e quinta-feira

Na quarta-feira (10), pela manhã, chuvas isoladas ocorrem na região do MATOPIBA e centro-leste do Pará. No Acre, Rondônia e noroeste do paraense, há maior probabilidade para eventos mais intensos e abrangentes. No Rio Grande do Sul, uma região de cavado provoca pancadas no sul do estado.

No período da tarde, apesar da padrão isolado, as pancadas podem ocorrer na forma de temporais em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, no Rio de Janeiro, centro-leste de São Paulo, no Rio Grande do Sul, no oeste do estado de Santa Catarina e do Paraná, e no sul do Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (11), as regiões de cavado pela manhã provocam mais nebulosidade do que chuvas no país. Novamente, na Região Norte é onde há maior probabilidade para eventos de chuva mais intensos e abrangentes, porém agora para o oeste do Amazonas e estado do Acre.

A partir do meio da tarde, instabilidades começam a se formar em boa parte do país, levando potencial para pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais. As regiões com maior chance são: o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro, norte e leste de São Paulo, oeste da Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul, estado do Mato Grosso, norte de Rondônia, oeste do Amazonas e estado do Acre.

Alertas e destaque para a sexta-feira

Na sexta-feira (12), o tempo fica mais instável na porção central e sul do país, devido à atuação de uma baixa pressão no norte da Argentina e no Paraguai, cuja extensão, região de cavado, contribui para chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e porção oeste de toda a Região Sul.

temporias; alagamentos; inundações
Chuvas ocorrem de forma mais abrangentes nesta sexta-feira, aumentando o potencial para transtornos como alagamentos e inundações.

No período da tarde, o cavado se estende mais para à porção central e outra região de cavado se forma sobre a Região Sul. Como resultado, há risco de temporais para boa parte do país, com potencial para transtornos como alagamento, inundações e provocados por rajadas de ventos mais intensas. As áreas com maior risco se concentram na Região Sul, leste de paulista, sul mineiro, no Rio de Janeiro, centro-sul do Mato Grosso do Sul e no estado do Mato Grosso. Tempo firme somente para o sertão nordestino, a Bahia, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo.