Chuvas intensas pelo Brasil: INMET emite alertas para 13 estados de até cor laranja de perigo; veja a previsão

Pancadas de chuva podem se formar ao longo de vários estados nos próximos dias. Há riscos de grandes transtornos e chuva particularmente intensa na região Sul.

Na região Sul, o desenvolvimento de uma região de baixa pressão e a organização dos ventos e da umidade decorrentes deste sistema resultarão em chuvas intensas. Até sexta-feira (11), os volumes de chuva na região litorânea podem passar dos 200 mm.

Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de perigo para toda a região litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há risco de chuvas de até 100 mm/dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em áreas de risco.

Chuvas também podem se formar no interior de Santa Catarina e do Paraná com intensidades menores de até 50 mm/dia. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios).

Chuvas também deixam litoral nordestino em alerta

O litoral da Bahia também está sob aviso de perigo potencial, desde o extremo sul do estado até a capital Salvador. Aqui, a chuva está sendo causada pelos resquícios de uma frente fria e pelo transporte de umidade do oceano, sistemas separados dos que estão atuando na região Sul.

Mapa de avisos emitidos pelo INMET nesta terça-feira.
Mapa de avisos de chuva do INMET nesta terça-feira ilustra regiões onde há risco de transtornos.

Neste trecho do litoral baiano, embora as condições não sejam tão severas quanto as que atingem a região Sul, ainda há possibilidade de alagamentos, enchentes e pequenos deslizamentos em áreas de risco. Portanto, é necessário que a população tome precauções e evite enfrentar o mau tempo.

Pancadas de chuva atingem o Centro-Oeste e o Norte

Existe também risco de pancadas de chuva em outros estados ao longo dos próximos dias. Essas tempestades se formam especialmente durante a tarde e a noite, atuam de maneira mais localizada, mas ainda assim podem despejar grandes volumes de chuva em algumas cidades, causando transtornos para a população. Os estados mais afetados serão:

  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Goiás (apenas extremo leste e norte)
  • Tocantins
  • Rondônia
  • Amazonas
  • Roraima
  • Amapá
  • Pará (principalmente litoral norte e extremo sul)

Na imagem acima, é possível observar essas áreas de risco destacadas com cores amareladas. Os transtornos nessas regiões não serão tão severos quanto os do litoral de Santa Catarina e Paraná, que estão sob aviso laranja.

Abaixo, na previsão de probabilidade de chuva para esta quarta-feira durante a tarde, podemos perceber quais regiões estão mais ou menos propícias a receber pancadas de chuva.

Previsão de probabilidade de chuva nesta quarta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva nesta quarta-feira durante a tarde ilustra regiões que podem ser mais ou menos afetadas pela chuva, inclusive o litoral da região Sul e da Bahia.

Recomenda-se à população que, em casos de tempestade, não se abrigue debaixo de árvores (há risco de queda e descargas elétricas), não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (pela mesma razão), e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada (risco de eletrocussão em caso de raios).

Além disso, para obter informações mais detalhadas para a sua cidade específica, não deixe de conferir a previsão detalhada que está disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com, que mostra os valores de chuva e temperatura esperados para as próximas duas semanas.