Alerta de chuvas volumosas no RS e SC: mais de 200 mm nas próximas 72 horas na faixa litorânea

Grande volume de precipitação deve ocorrer no litoral gaúcho e catarinense. Os modelos indicam potencial para que os acumulados superem 200 mm em apenas 72 horas.

O sistema de baixa pressão já provocou grandes acumulados de precipitação sobre o estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (07). Algumas cidades registraram volumes próximos a 70 mm em apenas 24 horas, caso de Quaraí/RS (70,6 mm), Santo Augusto/RS (72 mm) e Lagoa Bonita do Sul/RS (68,4 mm). A capital Porto Alegre também registrou chuva com volumes na casa dos 40 mm.

O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que nas próximas 72 horas o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina irá registrar altos volumes de precipitação. Há potencial para transtornos uma vez que o acumulado de chuva até quinta-feira (10) pode alcançar 200 mm.

O grande valor pluviométrico dos próximos dias será condicionado ao avanço de um pequeno sistema de baixa pressão para latitudes mais altas. Com isso, um sistema de alta pressão, que possui movimentos anticiclônicos e que se encontra sobre o Oceano Atlântico, transporta umidade para o litoral gaúcho e catarinense.

Chuva prevista para o Sul do Brasil, na tarde de terça-feira (08).
Chuva prevista para o Sul do Brasil, na tarde de terça-feira (08).

A tarde desta terça-feira (08) será marcada por chuvas com potencial de transtornos para a faixa que se estende desde o extremo sul do Rio Grande do Sul até o litoral de Santa Catarina. A porção norte do Rio Grande do Sul e demais áreas do estado catarinense também têm previsão de chuva, com exceção do vale do Itajaí.

Grande acumulado de chuva aumenta potencial para transtornos no RS e SC

A quarta (09) e quinta-feira (10) possuem grandes potenciais para transtornos no litoral de Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul. Isso porque o transporte de umidade do oceano Atlântico para o litoral desses estados será intenso e vai proporcionar a manutenção constante das nuvens de chuva.

Previsão do acumulado de chuva entre a terça-feira (08) e quinta-feira (10).
Previsão do acumulado de chuva entre a terça-feira (08) e quinta-feira (10).

As chuvas volumosas devem ocorrer entre hoje (08) e quinta-feira (10) e os acumulados vão ficar próximos e até superiores aos 200 mm em algumas cidades. Confira a lista abaixo:

  • Três Cachoeiras/RS - 215, 1 mm
  • Morrinhos do Sul/RS - 211 mm
  • Balneário Gaivota/SC - 207,2 mm

Algumas das maiores cidades interioranas de Santa Catarina também têm previsão de chuvas volumosas, em Criciúma/SC, por exemplo, estão sendo previstos 155 mm e 120 mm em Tubarão/SC nas próximas 72 horas.

Um parâmetro interessante para identificar o potencial de transtornos dos eventos meteorológicos é o Índice de Previsão Extrema (EFI). O índice avalia a previsão com o padrão climático da região e seu resultado é o quanto está sendo fora da normalidade a previsão. Seu principal objetivo então é identificar eventos extremos e incomuns por meio de alguns limiares:

  • 0,5 e 0,8 são eventos com condições incomuns.
  • acima de 0,8 são eventos com condições muito incomuns ou extremos.
Índice de previsão extrema do ECMWF destacando condições incomuns e extremas.
Índice de previsão extrema do ECMWF destacando condições incomuns e extremas para quarta-feira (09) e quinta-feira (10).

O EFI destaca nesta quarta-feira (09) áreas do litoral gaúcho com valores que podem ultrapassar 0,8 o que caracteriza como evento extremo sobre a região. Além disso, o EFI destaca áreas de Santa Catarina, cuja o valor fica acima de 0,6 contendo características incomuns para a região.

Para a quinta-feira (10), o EFI será menor, mas ainda há valores acima de 0,7 para o Sul do Rio Grande do Sul, localidades próximas a Pelotas/RS podem registrar, nos próximos dias, chuvas volumosas. No geral, as áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem ficar em estado alerta devido as chuvas nas próximas 72 horas.