Chuvas intensas entre RS e SC, calor e baixa umidade no Brasil Central

Nesta semana o tempo instável se mantém na Região Sul e as chuvas passam a ocorrer também em Santa Catarina, que levam potencial para transtornos. Por outro lado, o tempo seco agrava os índice de umidade no Brasil Central.

Alerta de chuvas RS, alertas de chuva SC, tempo severo
Chuvas intensas levam potencial para transtorno na Região Sul. Por outro lado, o calor e a baixa umidade do ar deixa em alerta boa parte do país.

O início de Setembro está sendo bastante úmido para o Rio Grande do Sul, uma vez que a Oscilação Antártica vem oscilando em torno de índices negativos, que ainda devem exercer influência nesta semana.

Os sistemas, que levam chuva para o Sul, não conseguem avançar para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, uma vez que há uma condição de bloqueio, não muito intensa, proporcionada por uma fase de supressão da Oscilação de Madden-Julian, mantendo a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) próximo ao Brasil.

Destaque e alertas da previsão do tempo

Nesta segunda-feira (07), uma região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável na Região Sul. Pelo fato de estar mais deslocado para norte, há previsão de chuvas moderadas pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de de Santa Catarina.

A partir da tarde, chove de forma intensas nessas mesma áreas, com potencial para transtornos, principalmente, no fim do dia e à noite no litoral norte, serra e norte gaúchos, centro-sul e toda a faixa leste catarinenses, que vai da altura de Florianópolis até o sul do estado.

Na terça-feira (08), as chuvas diminuem bastante, mas o tempo segue nublado em toda a Região Sul, com menor concentração de nuvens na áreas mais a oeste. Devido à circulação dos ventos e da presença do cavado mais enfraquecido, a previsão é de chuva fraca desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná.

Na porção Central do país até o norte do Paraná, o tempo seco e quente predomina, com máximas que devem chegar próximo dos 38°C, o índice de umidade pode atingir valores em torno do 15%.

Na quarta-feira (09), novas instabilidade se formam entre o fim da madrugada e o início da manhã na região Central, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, com potencial para chuvas intensas entre a região de Santa Maria e Rio Pardo. Chuvas ganham intensidade na primeira parte da manhã e deixam em alerta para temporais desde Santa Cruz do Sul até região de Caxias do Sul e metropolitana de Porto Alegre.

No decorrer do dia, as instabilidades perdem força, com ocorrência de chuva fraca e isolada. Tempo abafado em boa parte da Região Sul, com condição mais amena nas áreas mais ao leste. Na parte da noite, volta a chover com potencial para temporais isolados no norte e leste gaúchos. As chuvas continuam ao longo da madrugada e atingem o sul catarinense.

Em boa parte do Sudeste e no Brasil Central, mais um dia quente e com umidade relativa muito baixa. Exceção para a faixa leste de São Paulo, onde o tempo fica nublado e mais ameno.

Na quinta e sexta-feira, as chuvas diminuem bastante na Região Sul, se concentrando novamente somente no Rio Grande do Sul, porém ocorrendo isoladamente com fraca intensidade. O destaque fica para o calor, que se mantém em boa parte do país e volta a ser sentido em todo o território gaúcho.