Tufão Haishen atinge Japão e segue para a península coreana

O Japão está se preparando para a chegada do poderoso tufão Haishen, com medidas de precaução, incluindo a suspensão dos serviços de transporte público e a liberação de água antes da aproximação da tempestade em Okinawa.

Tufão Haishen
Imagem de satélite do tufão Haishen se aproximando do sul do Japão durante a tarde de sábado, hora local.

O tufão Haishen deve atingir o Japão em poucas horas e deverá seguir para a Coreia do Sul. A chegada do tufão não poderia vir em um momento pior, pois vem logo após a chegada do tufão Maysak, que atingiu a Coreia do Sul na manhã de quinta-feira, 3 de setembro. Haishen se tornou o primeiro supertufão da temporada no oeste do Oceano Pacífico. Apesar de perder um pouco da intensidade do vento e não ter mais esse status, Haishen continua sendo um tufão poderoso e perigoso enquanto se aproxima da terra.

Além de se tornar o tufão mais forte do ano, até o momento, Haishen está previsto para se tornar o quinto sistema tropical nomeado a atingir a Coreia do Sul em 2020. Se isso acontecer, os cinco landfalls quebrariam o número recorde de landfalls no país em um único ano.

A Agência Meteorológica do Japão pediu extrema cautela sobre os impactos potenciais do tufão Haishen, uma vez que deve se intensificar no domingo, atingindo potencialmente uma pressão atmosférica de 915 hectopascais em seu centro e ventos de até 306 quilômetros por hora, mais rápido do que a maioria dos shinkansen (transporte ferroviário de alta velocidade). Quanto mais baixa a pressão atmosférica no centro, maior será a força do tufão, pois ele causa marés altas ao se aproximar das áreas costeiras.

Você pode se interessar por: “Como os furacões nascem?

Até domingo, a região de Okinawa provavelmente já deve ter sido devastada por rajadas fortes o suficiente para derrubar casas. A tempestade vai passar pela ilha Amami Oshima e se aproximar de Kyushu entre domingo e segunda-feira. As áreas ao sul de Kyushu poderão receber acumulados de chuva de até 800 milímetros até a noite de segunda-feira. No momento, muitos internautas que moram no sul do Japão estão postando vídeos e imagens do tempo em suas cidades, onde relatam céu nublado com chuva e ventania moderada, por enquanto.

Haishen deve perder mais força antes de atingir a península coreana e seguir em direção ao sul da China. Inundações generalizadas na Coreia do Norte e China podem levar a impactos agrícolas significativos e perda de safra. A Coreia do Norte é um país que depende muito da agricultura, então a ameaça de enchentes generalizadas pode prejudicar o abastecimento de alimentos do país.