Chuvas intensas e volumosas continuam em 10 estados com ZCAS nesta sexta, 5; veja a previsão

Chuvas intensas e volumosas persistem ao longo desta sexta-feira com a atuação da ZCAS. A atuação do fenômeno deixa diversos estados em alerta para transtornos em diferentes regiões do Brasil.

    A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuará sobre o país ao longo desta sexta-feira (5). O fenômeno irá provocar chuvas intensas e volumosas em pelo menos 10 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, deixando-os em alerta. Confira os estados afetados:

    • Bahia
    • Minas Gerais
    • Espírito Santo
    • Piauí
    • Maranhão
    • Tocantins
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Pará
    • Amazonas

    A precipitação acumulada prevista para os próximos dias é superior aos 70 mm em áreas da Bahia e do nordeste de Minas Gerais. E é justamente nessas regiões que vêm sendo registradas as chuvas dos últimos dias, o que pode gerar alagamentos e deslizamentos de terra.

    Confira a previsão do tempo com mais detalhes e outras informações para esta sexta-feira (5).

    Chuvas intensas são previstas para esta sexta-feira

    A sexta-feira (5) começa agitada logo nas primeiras horas do dia. A previsão mostra chuvas intensas sobre o norte e noroeste de Minas Gerais, áreas da Bahia, Goiás e Distrito Federal. A precipitação vem acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e pode transtornos como queda de energia.

    Outras partes do Brasil também registram chuvas, com intensidades entre fraca, moderada e tempo fechado sobre Rondônia e Amazonas, principalmente durante a madrugada na Região Norte. No Maranhão e Tocantins, chuvas moderadas ao longo da sexta-feira (5), principalmente na porção sul dos dois estados.

    Leve corredor de umidade atuando sobre o Brasil na tarde desta sexta-feira (5).
    Leve corredor de umidade atuando sobre o Brasil na tarde desta sexta-feira (5).

    Com o avanço das horas, o cenário se torna de preocupação no final da manhã. As chuvas intensas e volumosas persistem sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso, enquanto o corredor de umidade permanece firme sobre o Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

    As chuvas intensas seguem durante a tarde desta sexta-feira (5). O modelo de confiança da Meteored indica áreas com forte instabilidade no Centro-Oeste e Norte, propícias à formação de nuvens convectivas com potencial para problemas, incluindo cidades como Nova Xavantina/MT, Anápolis/GO, Retiro/RO e Sinop/MT.

    Chuva prevista para a tarde desta sexta-feira (5).
    Chuva prevista para a tarde desta sexta-feira (5), segundo o modelo ECMWF.

    Enquanto isso, a divisa entre Minas Gerais e Bahia enfrenta chuvas insistentes, acompanhadas de descargas elétricas e trovoadas. O tempo instável aumenta o risco de transtornos associados às precipitações, uma vez que o solo já está saturado, os riscos de alagamentos e de deslizamentos de terra são maiores.

    Acumulado de precipitação supera os 100 mm

    Mesmo em um período curto, as chuvas previstas para o interior de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia superam 100 mm até sexta-feira (5). Há risco de deslizamentos, queda de barreiras, transbordamentos de rios e alagamentos urbanos.

    Nas próximas 48 horas, pontos isolados do Espírito Santo podem registrar acumulados superiores a 150 mm.

    Outras áreas também registram chuvas volumosas. Em Goiás, por exemplo, os volumes passam dos 70 mm na porção norte e central do estado. Em Crixás/GO, são esperados 75 mm até o fim da sexta-feira (5). A ZCAS organiza o canal de umidade, proporcionando altos volumes de precipitação no Brasil Central.

    Precipitação acumulada até a sexta-feira (5).
    Precipitação acumulada até a sexta-feira (5) mostra volumes superiores a 150 mm no ES e leste de MG.

    Na Região Norte, os volumes superam os 100 mm em Vilhena/RO, no sudoeste tocantinense as chuvas eram muito aguardadas, até este final de semana chuvas que se aproximam de 60 mm devem ser registradas. No interior do sudeste do Amazonas e sul do Pará, acumulados de até 45 mm.

    Os maiores acumulados desta sexta-feira (5) ocorrem no leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Com o solo saturado, a atenção deve ser redobrada nesses estados devido ao elevado risco de transtornos.