Chuvas intensas e tempestades voltam a deixar alertas nas 5 regiões nesta sexta, 12; confira

Após alguns dias de tempo estável sobre algumas áreas do Brasil, o tempo muda a partir desta sexta-feira e os riscos de chuvas intensas e de tempestades voltam a subir. As 5 regiões do país ficam sob alerta.

    Esse período de tempo firme que vinha sendo registrado ao longo das últimas 36 horas no Sul do Brasil sofrerá mudanças a partir desta sexta-feira (12). Os resquícios da frente fria associada ao ciclone permitirão a formação de uma nova área de fortes instabilidades que terá o suporte de um forte corredor úmido.

    E não será somente o Sul que terá aumento das instabilidades. O Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste também ficarão sob alertas de chuvas intensas e tempestades nesta sexta (12).

    Confira abaixo a previsão do tempo com mais informações e detalhes para a sua região, e veja como ela será afetada pela nova rodada de chuvas.

    Região Sul: Forte instabilidade se forma nesta sexta

    Um novo corredor úmido dará suporte para a formação de uma nova rodada de chuvas intensas sobre a Região Sul do Brasil. Após os grandes acumulados registrados nesta semana — valores que superaram 200 mm em 48 horas — e um curto período de tempo estável, o céu volta a ficar encoberto em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde desta sexta-feira (12) sobre a Região Sul.
    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde desta sexta-feira (12) sobre a Região Sul.

    O amanhecer terá céu encoberto e nuvens carregadas sobre o oeste do Paraná. Há previsão de que as primeiras pancadas de chuva ocorram em cidades como Cascavel/PR, Altônia/PR e Umuarama/PR. Dessa forma, o alerta já começa a valer nessa região, pois as chuvas podem ser intensas.

    Até o final da manhã, todo o oeste paranaense terá previsão de chuvas intensas e risco de tempestades. As precipitações virão acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo.

    Com o passar das horas, as chuvas se reorganizam, evidenciando o alongamento da baixa pressão. As chuvas intensas da tarde se concentrarão sobre o oeste catarinense e o noroeste gaúcho. Atenção redobrada nessas áreas, pois há possibilidade de tempo severo mais uma vez.

    Novamente, há risco de tempestades ao longo da divisa entre Paraná e Santa Catarina. O acumulado de chuva para esta sexta-feira (12) será alto, superando 100 mm em pontos do extremo sudoeste paranaense. Nas demais áreas, os volumes serão menores, mas podem se aproximar de 60 mm.

    Sudeste e Nordeste: riscos de chuvas intensas e tempestades

    A sexta-feira (12) começa com tempo parcialmente nublado em parte do Sudeste e no interior do Nordeste. Nas demais áreas dessas regiões, o tempo fica fechado. Ainda pela manhã, chuvas leves e isoladas podem ocorrer no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no sudoeste de São Paulo e no interior do Maranhão.

    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde desta sexta-feira (12) sobre a Região Sudeste e Nordeste.
    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde desta sexta-feira (12) sobre a Região Sudeste e Nordeste.

    Ao longo do dia, as instabilidades ganham força, e as chuvas aumentam de intensidade sobre Minas Gerais, São Paulo, centro-sul e oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.

    Nas áreas citadas, há risco de chuvas intensas e tempestades isoladas, uma vez que a frente fria associada ao ciclone deixou a atmosfera saturada e favorável à formação de nuvens bem desenvolvidas, capazes de gerar chuvas volumosas e transtornos. Por isso, diversos municípios permanecem em alerta.

    Centro-Oeste e Norte: tempo fechado e alertas de chuva

    O tempo também fica fechado na Região Norte e no Centro-Oeste do Brasil. A formação do novo corredor de umidade faz com que, logo pela manhã, nuvens carregadas provoquem chuvas intensas sobre áreas do sul do Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, leste do Pará e noroeste do Amazonas.

    Corredor de umidade previsto para a tarde desta sexta (12).
    Corredor de umidade previsto para a tarde desta sexta (12).

    A partir do início da tarde, as chuvas se espalham pelos estados, ocorrendo de forma leve na maior parte dos municípios. Porém, a grande presença de umidade não descarta a ocorrência de tempestades isoladas, o que mantém a situação de atenção e alerta, principalmente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.