Ciclone se afasta, mas chuvas fortes ainda atinge 11 estados nesta quinta, 11; veja a previsão

O tempo fica instável e os riscos de chuvas fortes permanecem nesta quinta-feira. O ciclone segue se afastando, mas sua frente fria continua atuando sobre o Brasil nas próximas horas.

    Previsão de chuvas fortes se mantém em parte do Brasil nesta quinta-feira (11).
    Previsão de chuvas fortes se mantém em parte do Brasil nesta quinta-feira (11). Fonte: Adobe Stock.

    Após a formação do ciclone extratropical sobre a Região Sul do Brasil nesta terça-feira (9), o sistema começou a se deslocar em direção ao Atlântico. A frente fria associada a ele continua influenciando o tempo e deve provocar chuvas forte em áreas do Sul e Sudeste do país, além de rajadas de vento intensas ao longo desta quarta-feira (10).

    Com a passagem da frente fria, o tempo permanece instável e o risco de chuvas volumosas aumenta. Para esta quinta-feira (11), ao menos 11 estados exigem maior atenção devido à previsão de precipitações fortes. Confira:

    • Espírito Santo
    • Minas Gerais (norte e noroeste mineiro)
    • Bahia (na faixa entre o oeste e sul baiano)
    • Piauí (extremo sul)
    • Maranhão (extremo sul)
    • Tocantins
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul (porção ao norte do estado)
    • Goiás (norte do estado)
    • Rondônia
    • Pará (sul paraense)

    Acompanhe a previsão do tempo para esta quinta-feira (11) com mais detalhes e informações sobre as áreas com previsão de chuvas fortes.

    Quinta-feira com chuvas fortes espalhadas pelo Brasil

    As primeiras horas da quinta-feira (11) começam com céu encoberto e nuvens carregadas espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. Há previsão de chuvas isoladas e de fraca intensidade sobre Minas Gerais, interior de Goiás e oeste da Bahia devido a presença da frente fria.

    No final da manhã, a área de atuação das chuvas se expande e surgem pontos com maior intensidade. A divisa entre Minas Gerais e Bahia, Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, além do nordeste do Mato Grosso e da região central do Mato Grosso do Sul, registram precipitações mais fortes acompanhadas de trovoadas.

    Durante a tarde, chuvas fracas se espalham por Minas Gerais, Espírito Santo e grande parte de Goiás, enquanto nuvens carregadas se formam também sobre o sul do Pará, Rondônia e outros estados da Região Norte.

    Previsão de precipitação ao longo da tarde desta quinta-feira (11).
    Previsão de precipitação ao longo da tarde desta quinta-feira (11), de acordo com o modelo ECMWF.

    Entre a tarde e o início da noite, chuvas fortes atingem áreas isoladas do Pará, todo o estado de Rondônia e setores importantes do Mato Grosso, especialmente a porção norte. No Amazonas, as precipitações mais intensas se concentram no oeste do estado, impulsionadas pela forte convecção da região.

    Com a chegada da noite, as chuvas mais leves começam a se dissipar, permanecendo apenas os núcleos de maior desenvolvimento convectivo. Assim, trovoadas e chuvas fortes voltam a ocorrer no leste de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins e pontos isolados do Mato Grosso.

    Água precipitável disponível nesta tarde de quinta-feira (11).
    Água precipitável disponível nesta tarde de quinta-feira (11) mostra umidade sobre o norte do Sudeste e regiões da BA, MA e PI, além do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

    O corredor de umidade, responsável pela manutenção da frente fria, mantém altas quantidades de água precipitável na atmosfera. Contudo, mesmo com essa grande disponibilidade de umidade, os acumulados de precipitação não devem ser tão elevados quanto os registrados nesta segunda (8) e terça-feira (9) em diversas áreas do Brasil, quando os volumes superaram 100 mm em 24 horas. Confira o acumulado de algumas cidades:

    • Januária/MG - 45 mm
    • Palmas/TO - 21 mm
    • Sinop/MT - 25,1 mm
    • Goiás/GO - 30 mm

    A previsão é de que os maiores acumulados entre hoje (10) e amanha (11) , causados pela frente fria, aconteça em áreas do Mato Grosso, Goiás e noroeste de Minas Gerais. A quantidade prevista fica entre 20 e 45 mm, em áreas que o solo já está saturado, ou seja, muito úmido, são valores que deixa em atenção.