Chuvas intensas deixam em alerta o Sul e o Sudeste do Brasil: volumes podem passar dos 100 mm; veja a previsão
A semana será com risco de chuvas intensas em parte das regiões Sul e Sudeste. Os últimos dias de outubro podem acumular mais 100 mm. Confira a previsão e as áreas em risco.

Uma frente fria já está atuando no centro-sul do Brasil e provocando chuvas de de até forte intensidade entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com maiores impactos, até o momento, sobre o estado do Mato Grosso do Sul que, neste domingo (27), já registrou acumulados próximos dos 100 mm.
As chuvas no Sul e no Sudeste do Brasil ainda não ocorrem de forma intensa, mas há alerta para o aumento da intensidade a partir da madrugada e manhã desta segunda-feira (27). Até a sexta-feira (31), a frente fria espalha as chuvas pelo Sudeste e a precipitação reduz e para de ocorrer na Região Sul.

A seguir, confira os detalhes da previsão e os momentos de chuvas intensas e de tempestades.
Segunda-feira: entre chuvas intensas e de tempestades pontuais
Na madrugada e manhã desta segunda-feira (27), as instabilidades ganham intensidade e provocam chuvas mais abrangentes no centro-sul do Brasil. As áreas em alerta são o nordeste do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, o Paraná e o oeste de São Paulo.
No período da tarde, o potencial de chuvas diminui no Rio Grande do Sul e nas áreas do interior. No entanto, há alerta de chuvas intensas e elevado acumulado em pouco tempo no norte e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. Além disso, passa a chover com fraca intensidade no sul e leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, a chance de chuva é menor, mas há potencial de chuva, que pode ocorrer na forma de pancadas isoladas e de curta duração.

No período da noite, as chuvas acontecem de forma mais pontual e com menor intensidade, sendo previstas para o leste e norte de Santa Catarina, do Paraná, para o centro e leste de São Paulo, para o Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Terça-feira: chuvas continuam e o risco de tempestades aumenta
Na terça-feira (28), o tempo instável se mantém sobre boa parte da Região Sul e passa a ser previsto para boa parte do estado de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Assim, ao longo da madrugada e manhã, as chuvas continuam ocorrendo com fraca intensidade e de forma intermitente no leste e sul de São Paulo e entre o sul do Rio de Janeiro e a capital fluminense. No noroeste e norte paulista, passa a chover também de forma mais pontual e fraca. A mesma condição é prevista para o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.
Já no norte e noroeste do Paraná e nas regiões de São Paulo que fazem divisa com o território paranaense, há alerta de chuvas intensas e de tempestades pontuais.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e levam alertas de chuvas intensas e de tempestades pontuais para o oeste de Santa Catarina, para boa parte do Paraná, com exceção do leste, para o sul, oeste e centro-leste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro.
No período da noite, o potencial de chuvas intensas e de tempestades aumenta no oeste e norte de Santa Catarina e no estado do Paraná. Chuva fraca são previstas para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-sul e leste de Santa Catarina, para o leste de São Paulo e sul do estado de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Quarta-feira: chuvas volumosa e risco de inundações
Na quarta-feira (29), já na madrugada, as chuvas ganham intensidade em Santa Catarina e no Rio de Grande do Sul devido a formação de uma região de cavado (região mais instável da atmosfera) e do aumento da circulação dos ventos, que transportam mais umidade do oceano em direção à costa. Assim, há alerta de chuva volumosa e risco de alagamentos e inundações até o fim da manhã no centro-leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões mais próximas do litoral.
Na Região Sudeste, há risco para a formação de núcleos de chuvas intensas e de tempestades no oeste e noroeste de São Paulo.

No período da tarde, as chuvas continuam no leste da Região Sul, mas ocorrem com fraca intensidade. Já sobre o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, há alerta de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais, principalmente no leste paulista, na porção central do estado e nas áreas próximas ao estado do Paraná.
No período da noite, as chuvas diminuem bastante e ocorrem com fraca intensidade ou na forma de chuvisco no estado de São Paulo. Em Minas Gerais, passa a chover na região de Belo Horizonte, se mantendo no sul do estado e também no estado do Rio de Janeiro.
Semana termina com alertas sobre o Sudeste
A quinta (30) e a sexta-feira (31), trazem um previsão de pouca chuva para a Região Sul, com eventos de fraca intensidade e mais pontuais nas áreas do leste, desde o nordeste do Rio Grande do Sul ao leste do Paraná.
Já sobre o Sudeste, a frente fria concentra as instabilidade sobre o centro-sul e oeste de Minas Gerais, sobre o Rio de Janeiro e o norte de São Paulo, com eventos mais intensos e alarmantes ocorrendo no território Mineiro. A quinta-feira (30) é o dia com maior potencial de chuvas intensas e de tempestades.