Chuvas e trovoadas retornam ao Sudeste

Nesta semana a incursão e a formação de frentes fria contribuem para a ocorrência de chuva nos quatro estados do Sudeste. No Mato Grosso do Sul também há previsão de chuva.

Chuvas acompanhadas de trovoadas voltam a ocorrer na Região Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Na tarde do último domingo (29) uma frente fria, que provocou temporais no Sul do Brasil, chegou ao estado de São Paulo provocando aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas. Nesta segunda-feira (30) o dia começou com chuva no sul e no centro do estado, e nublado na capital e em boa parte do litoral com exceção para a porção norte. Na Região Sul, o sistema ainda mantém o tempo nublado no leste do Paraná e de Santa Catarina.

No decorrer do dia a frente fria se desloca lentamente para norte, provocando chuva de fraca a moderada intensidade a partir da tarde em praticamente todo o estado de São Paulo, com exceção para as áreas mais ao norte. No estado do Mato Grosso do Sul, há previsão de chuva na metade sul do estado. Pelo fato de o sistema atuar de forma mais costeira, a chuva no interior paulista e no Mato Grosso do Sul, ocorrem de forma mais isolada e com menor intensidade. Previsão de chuva, também, para o Rio de Janeiro a partir do fim da tarde.

Na terça-feira (31), a frente fria se mantém sobre o Sudeste e é reforçada por condições instáveis nos níveis mais elevados da atmosfera, tendo como resultado, a intensificação das chuvas no estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. A previsão é de tempo nublado e chuvoso em todo o centro-leste paulista e no estado carioca, com ocorrência de chuva forte e trovoadas para a região metropolitana de São Paulo, região de Campinas, litoral e Rio de Janeiro a partir da tarde. Já nos estado do Mato Grosso do Sul, chove pela manhã com fraca intensidade. Com a chuva e o aumento da nebulosidade, outra mudança que ocorre é a diminuição das temperaturas e o aumento da sensação de frio.

Previsão do acumulado de chuva da segunda-feira (30) até a sexta-feira (03), segundo o modelo ECMWF.

Na quarta-feira (01), a mudança do tempo fica para o estado do Espírito Santo e leste de Minas Gerais, devido à atuação da frente fria, que provoca aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva fraca a moderada ao longo do dia. A partir da tarde, são esperadas as chuvas de maior intensidade no sul de Minas Gerais e região de Governado Valadares, Ipatinga e Belo Horizonte. Em São Paulo, o tempo segue bastante nublado e com chuva alternando de intensidade ao longo do dia em toda a faixa leste. No Rio de Janeiro se observa a mesma condição.No interior paulista e no estado do Mato Grosso do Sul, a concentração de nuvens é menor, o que possibilita o surgimento do sol. Previsão de chuva isolada e fraca, somente na parte da tarde.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (02) o tempo se mantém instável no Sudeste, com previsão de chuva e trovoadas no estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santos, com maiores volumes esperados para o estado capixaba. Na sexta-feira (03), novas instabilidades se formam e provocam os maiores acumulados da semana sobre os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e da Região Sudeste, trazendo risco para temporais.