Chuvas e temporais no Centro-Sul: Até quando e por quê?

Os próximos dias serão marcados por tempo instável em boa parte do país. As condições de chuva aumentam no Centro-Oeste e temporais são previstos para o Sul e Sudeste. Mas até quando?

Condição instável nos últimos dias de Setembro para boa parte do país. Mudança de padrão prevista a partir da primeira semana de Outubro.

Os últimos dias do mês de Setembro serão marcados por muita chuva e temporais no Centro-Sul do país. Os maiores volumes estão previstos para o os três estados do Sul e para o Mato Grosso do Sul. Mas até quando as chuvas ocorrerão no Centro-Oeste, Sul e Sudeste? E quais oscilações estão influenciando as condições atmosféricas no Brasil?

Previsão para os próximos dias

Na manhã de quinta-feira (27) temporais e chuva forte são previstos para a metade oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. A partir da tarde as instabilidades se espalham por todo o território paranaense e se estendem para o estado paulista, deixando também em alerta para temporais. No Mato Grosso e Goiás, previsão de pancadas de chuva forte, que ocorrem de forma mais isolada, mas mesmo assim trazem potencial para transtornos.

Na sexta-feira (28) as chuvas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina diminuem bastante de intensidade, ocorrendo de maneira fraca no sul catarinense e, no oeste e norte gaúchos. No Paraná, chuva forte somente pela manhã no norte e oeste do estado. Já no Centro-Oeste, estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, pancadas de chuva forte são previstas a partir da tarde. Atenção para essas localidades.

No sábado (29) tempo mais estável ao longo do dia em todo o Sul, com bastante nebulosidade no leste da Região e temperaturas em elevação. Previsão de chuva forte somente para o oeste do Rio Grande do Sul. Na parte da noite uma frente fria chega ao estado gaúcho trazendo risco de temporais para as regiões Oeste, Campanha e Sul. No Centro-Oeste, pancadas bastante isoladas, sem risco para transtornos. Já no Sudeste, bastante nebulosidade e chuvas ao longo do dia de moderada intensidade no leste paulista, sul e leste de Minas Gerais, e nos estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No domingo (30) o destaque fica para o estado do Rio Grande do Sul, São Paulo e para a metade sul de Minas Gerais, onde o dia fica nublado com previsão de chuva forte. No Centro-Oeste as chuvas voltam a ser mais abrangentes, mas sem risco para temporais.

Mudança do padrão e o porquê

A partir da primeira semana de Outubro, os sistemas frontais e baixas pressões não conseguirão avançar para norte, se mantendo mais atuantes entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Essa condição irá manter as chuvas frequentes no estado gaúcho e, consequentemente, no oeste do Mato Grosso, devido a atuação dos jatos de baixos níveis que contribuem para o transporte de umidade do Norte até o Sul do Brasil. Assim, para as demais áreas do país, a tendência será de tempo mais seco e quente.

A partir desse cenário, algumas fontes, dizem que o fenômeno El Niño já estará atuando no Brasil. Isso é um erro! Para os efeitos do aquecimento do Pacífico Equatorial começarem a ser observados, são necessários pelo menos 2 a 3 meses de temperaturas acima de 0,5°C da média climatológica (30 anos). Assim, o fator responsável por essa mudança será a Oscilação Antártica, que está ligeiramente negativa e passará a fica positiva, favorecendo um deslocamento mais para sul dos sistemas precipitantes.