Chuvas concentradas no centro-norte e alertas de tempestades

A partir desta terça-feira (30), as chuvas aumentam no centro-norte do país. Há alerta para tempestades e chuvas expressivas com potencial para transtornos no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

alerta; tempestades; ZCAS
Precipitação volta a se concentra no centro-norte do país e há alerta de tempestade e chuvas intensas, principalmente em SP, na BA e no ES.

Os últimos dias foram de chuvas mais concentradas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, com ocorrência de tempestades e chuvas volumosas entre Goiás, Minas Gerais e o Nordeste, com registro de eventos extremos no estado da Bahia.

Para os próximos dias não será diferente. As instabilidades se concentram no centro-norte do país, sobre a porção mais ao norte do Sudeste e as regiões Nordeste e Norte. No entanto, nesta terça-feira há previsão de precipitação intensa também sobre o estado de São Paulo.

Alertas e destaques para a terça-feira

Uma frente fria avançou de forma costeira até São Paulo e já vem contribuindo para chuvas isoladas desde meados da tarde pelo estado, com aumento da abrangência e da intensidade a partir do fim da tarde na porção central e oeste paulistas.

O mesmo sistema se mantém atuante ao longo da noite e madrugada, organizando as instabilidades e proporcionando chuvas mais pontuais de até forte intensidade no oeste, porção central e leste de São Paulo, incluindo a capital, onde há previsão de tempestades a partir da meia-noite.

tempestade
Previsão de precipitação segundo o modelo ECMWF para a tarde de terça-feira (30).

Pela manhã a frente fria se desloca mais para norte o deixa o tempo chuvoso, com precipitação de moderada a forte intensidade no norte e leste de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e na Região do Triângulo Mineiro.

No Centro-Oeste, chuvas mais intensas no sul de Goiás e no nordeste do Mato Grosso do Sul, e precipitação isolada no Mato Grosso. No Nordeste, chuvas pontuais, mas que podem ocorrer com forte intensidade no norte, centro leste e sul da Bahia, no sul do Maranhão e no extremo oeste de Pernambuco.

A partir de meados da tarde, as instabilidades se desenvolvem e as chuvas ganham abrangência, deixando em alerta de tempestades e de chuvas intensas as mesmas áreas citadas acima, com a inclusão do Rio de Janeiro e todo o estado do Mato Grosso.

Alertas e destaques para a quarta-feira

A frente fria atua de forma mais oceânica e mais deslocada para norte, contribuindo para a organização de umidade e para a convergência de umidade sobre o norte do Sudeste, da Região Centro-Oeste, sobre o Nordeste e Região Norte.

alerta ES
Previsão de precipitação segundo o modelo ECMWF para a tarde de quarta-feira (01).

Assim, pela manhã há previsão de chuvas de até moderada intensidade sobre o centro-norte de Minas Gerais, o Espírito Santo, sul e centro-oeste da Bahia, metade norte de Goiás, sul do Tocantins e metade norte e leste do Mato Grosso. Leste de São Paulo e Rio de Janeiro, com tempo nublado e chuva fraca e pontual.

Entre a noite e a próxima madrugada o modelo ECMWF prevê volumes próximos de 100 mm no Espírito Santo e no sul da Bahia.

A partir de meados da tarde, como de praxe, as instabilidades ganham força e levam potencial para a ocorrência de tempestades no estado da Bahia, em Tocantins, norte de Goiás, no Mato Grosso, centro-norte de Minas Gerais e principalmente no Espírito Santo, onde, neste último, são esperados volumes elevados.

Alertas e destaques para a quinta-feira

A umidade passa a se concentrar mais nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, diminuindo muito o potencial para ocorrência de chuvas no Sudeste.

Pela manhã, chuva fraca e isolada no norte de Minas Gerais e chuva moderada no leste da Bahia, principalmente na região de Porto Seguro. Núcleos isolados de tempestade se espalham entre o Pará, Tocantins e o Piauí.

alerta Bahia, Porto Seguro
Previsão de precipitação segundo o modelo ECMWF para a tarde de quinta-feira (02).

Ao longo da tarde e a partir de meados do período, há alerta de chuva volumosa para o sul da Bahia e de tempestades no extremo norte mineiro, no oeste baiano, sul do Piauí e do Maranhão e no estado do Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, pancadas isoladas ocorrem na metade norte, incluindo a região de Campo Grande.