Forte temporal provoca estragos e assusta moradores em Eunápolis, BA

No último sábado, dia 28, um forte temporal atingiu a cidade de Eunápolis na Bahia, provocando muitos estragos. As impressionantes imagens mostram o grau de destruição e a reação dos moradores.

O avanço de um sistema frontal no oceano, juntamente com condições de divergência nos níveis mais elevados da atmosfera, contribuíram para o forte desenvolvimento de instabilidades no estado da Bahia. Várias localidades registraram chuvas intensas e temporais, mas foi no extremo sul do território baiano, em Eunápolis que o evento de tempo severo foi mais destrutivo.

O ápice do evento ocorreu durante o jogo da Libertadores, surpreendendo muitas pessoas pouco antes das 18 horas. O som da tempestade, seguido da queda de luz e um clima caótico de cabos de energia pelas ruas, árvores caídas e muita chuva, que contribuíram para que algumas vias ficassem obstruídas e alagadas.

No vídeo abaixo é possível ver o momento em que vidros são quebrados por objetos arremessados pela força do vento. O mais impactante, são as imagens referente a estrutura do estacionamento do supermercado Mineirão Atacarejo, que cedeu sobre carros, assustando as pessoas. Assustador também é a quantidade de água que caía da estrutura.

youtube video id=KvUGn0gSF-o

Não há estações meteorológicas na cidade e os pluviômetros mais próximos registraram volumes de no máximo 30 mm. No entanto, estima-se um volume de mais de 50 mm no período de 2 horas.

A prefeitura de Eunápolis, decretou estado de emergência além de estabelecer um comitê de crise para lidar com os estragos causados pelo evento extremo.