Chuvas aumentam no Sudeste e Centro-Oeste

Devido à atuação de uma frente fria no Centro-Sul do país as chuvas ganham intensidade e abrangência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com maiores acumulados ainda na Região Sul e em São Paulo.

Aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas mais abrangentes em boa parte do país.

Uma frente fria que se formou nos últimos no Sul do Brasil, vem provocando chuvas de moderada a forte intensidade nos três estados da Região e, no dia de hoje, nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além disso, o frio vem sendo destaque no Sul com mínimas de até 6,4°C em Jaguarão, RS, de 12°C em São José dos Ausentes, SC e de 14,6°C em Inácio Martins, PR. Nós próximos dias esse mesmo sistema irá contribuir para chuvas mais generalizadas e para a diminuição das temperaturas em boa parte do Brasil.

Previsão do tempo

Nesta quinta-feira (04) a frente fria se encontra na altura do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, avançando em direção ao Espírito Santo. Assim, o tempo fica nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade, ocorrendo ao longo do dia em boa parte do território paulista, no Rio de Janeiro, em todo o Paraná e Mato Grosso do Sul, onde há risco para temporais por volta do meio da tarde. No norte de São Paulo, na metade sul de Minas Gerais e no Espírito Santo, chove com moderada intensidade a partir da tarde. No Mato Grosso, chuvas já pela manhã no oeste e pancadas na parte da tarde no restante do estado, se espalhando para a metade sul de Goiás.

Em Santa Catarina, o tempo fica nublado e com chuva em todas as regiões e, a partir da tarde o sol aparece no meio oeste do estado, com manutenção da chuva para as áreas do leste. Já no Rio Grande do Sul, o predomínio é de tempo firme com sol entre nuvens e sensação de frio ao longo do dia. Tempo nublado e sem chuva somente no nordeste do estado.

Acumulado de chuva até o fim de semana, segundo o modelo ECMWF.

Na sexta-feira (05) ainda bastante nebulosidade na Região Sul, principalmente no sul do Rio Grande do Sul e leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, devido à circulação dos ventos do sistema de alta pressão, que transportam umidade no oceano para o continente. Nessas áreas a previsão é de chuva fraca ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria.

No Sudeste a frente fria se encontra sobre o Espírito Santo, deixando o tempo nublado em todo o estado capixaba e de Minas Gerais. As chuvas ocorrem de forma isolada pela manhã e, na parte da tarde, ganham intensidade e abrangência. No leste paulista e no estado do Rio de Janeiro, o tempo fica nublado com ocorrência de chuva fraca ao longo do dia, pelos mesmos motivos das chuvas na Região Sul. A diminuição das temperaturas e a sensação de frio, também será o destaque do dia. No Centro-Oeste, bastante nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e metade sul de Goiás, com risco para chuva forte na parte da tarde.