Chuvas aumentam nesta quinta, 9, e semana termina com alerta de tempestade em 11 estados; veja a previsão
O tempo fica instável em boa parte do Brasil nos próximos dias. Nesta quinta, a previsão é de aumento nas chuvas sobre o país e na sexta-feira, os riscos de tempestades deixam 11 estados em alerta.

Nesta quarta-feira (8), diversos municípios do Paraná e do leste do Sudeste já registraram pancadas de chuva. Os maiores volumes foram observados no litoral de São Paulo, onde estações marcaram 30 mm em apenas 9 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Ainda segundo o instituto, para esta quinta-feira (9) foi emitido alerta amarelo de perigo potencial para a ocorrência de tempestades em 10 estados. Confira o mapa abaixo.

No entanto, as chuvas intensas e o risco de temporais não ficam restritos à quinta-feira. Na sexta (10), as chuvas fortes devem continuar e devem atingir áreas do Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste do Brasil.
Quinta-feira: chuvas ganham força pelo Brasil
No decorrer da madrugada e manhã de quinta-feira (9), após a passagem da frente fria que provocou chuvas sobre o centro-sul do país, a circulação atmosférica promove a injeção de umidade sobre áreas do leste do Sudeste. Dessa forma, estão previstas pancadas de chuva para o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, ainda que de forma leve e rápida.

As chuvas e o tempo fechado permanecem sobre o Paraná, em áreas do Mato Grosso e de Rondônia, além de uma extensa faixa que se estende do sudeste do Amazonas até Roraima.
Durante a tarde, a instabilidade aumenta e a previsão de chuvas se espalha por mais regiões. Os riscos de tempestades também se elevam, com as maiores chances de ocorrência no Norte do Brasil. A combinação de muita umidade e do calor intenso favorece a formação de nuvens com potencial para tempestades, sobretudo no período da tarde.

O tempo segue fechado em áreas do centro-sul do país. Há possibilidade de que, nesta quinta (9), as chuvas sejam acompanhadas de descargas elétricas, principalmente no norte de São Paulo e no oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas do Sudeste e no Paraná, as pancadas de chuva devem ser mais fortes e isoladas.
Sexta-feira: riscos de tempestades afetam em 11 estados
A sexta-feira (10) também vai começar com o tempo fechado, em uma situação bastante parecida com o que é previsto para o dia anterior, quinta-feira (9). A diferença é que, ainda pela manhã, estão previstas chuvas mais intensas sobre o leste de São Paulo, incluindo a capital e a Região Metropolitana, além do extremo sul do Mato Grosso do Sul e do centro-norte do Paraná.

Em Minas Gerais, a previsão indica chuva leve para a porção central do estado, enquanto no interior do Amazonas haverá precipitação moderada. Com a elevação gradual das temperaturas e o aumento da umidade devido à formação de um pequeno corredor úmido, a tendência é de que tempestades se formem ao longo da tarde de sexta-feira (10).
Ao todo, 11 estados ficam em atenção para as instabilidades previstas.
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Mato Grosso
- Tocantins
- Amazonas
- Pará
- Rondônia
- Roraima
Os maiores riscos de tempestades ficam concentrados no noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, em boa parte do Mato Grosso do Sul além de pontos isolados do Amazonas e do Pará.
Entre quinta (9) e sexta-feira (10), os acumulados de precipitação podem superar os 100 mm em áreas pontuais do leste de São Paulo e da Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Nos demais municípios do centro-sul do Brasil, os volumes acumulados serão menores, mas ainda com capacidade de provocar problemas.

Um pequeno corredor de precipitação deve se formar entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 5 e 15 mm, o que já representa um alívio para o solo seco. Já na Região Norte, os volumes de precipitação começam a aumentar e se espalhar, atingindo também partes do norte do Mato Grosso, onde o acumulado varia entre 20 e 60 mm.