Esta semana pode marcar o início do período úmido no Brasil; veja a análise climática

Uma frente fria avança pelo país e auxiliará no retorno das chuvas para a porção central do país, sinalizando uma mudança climática no Brasil e o retorno da estação chuvosa.

Neste momento, uma frente fria está avançando pela região Sul e causando chuvas fortes na região ao longo da semana. Além disso, o sistema também ocasionará chuvas sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

Os acumulados totais de chuva no Paraná podem chegar perto dos 200 mm até o sábado. Junto a rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, esse sistema ocasionará cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos.

Como é possível observar na imagem abaixo, essa frente fria voltará a formar chuvas significativas também em boa parte do Sudeste (especialmente São Paulo) e do Centro-Oeste, enquanto pancadas de chuva volumosas estão voltando a se tornar regulares no Norte do país.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo sábado.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo sábado mostram acumulados altíssimos sobre Paraná e São Paulo e chuvas regulares voltando para boa parte do país.

Com isso, a passagem desse sistema sinaliza um possível retorno da estação mais chuvosa ao Brasil - que costuma ocorrer entre a primavera e o verão.

Chuvas começam a se formar novamente no centro do país

Além do avanço dessa frente fria, a evolução da Oscilação de Madden-Julian (OMJ) indica que, ao longo dos próximos dias, entraremos em fase 1 e 2 - que são capazes de auxiliar e impulsionar a formação de chuvas no centro-norte do Brasil.

A Oscilação de Madden-Julian (OMJ) potencializa eventos de precipitação no Brasil tropical, favorecendo movimentos de ascendência do ar (que tornam o clima mais chuvoso) em algumas de suas fases.

Apesar de a anomalia da OMJ não ser tão intensa assim, ela auxiliará no retorno das chuvas para a porção central do país ao longo de Outubro, além de manter as pancadas de chuva constantes sobre a região norte.

Previsão de evolução da Oscilação de Madden-Julian ao longo dos próximos 20 dias.
Previsão de evolução da Oscilação de Madden-Julian ao longo dos próximos 20 dias. (ECMWF)

O resultado disso é que, ainda na primeira metade de Outubro, as previsões climáticas indicam que os acumulados de chuva retornarão para patamares dentro ou acima da média na maior parte do país - incluindo a região Centro-Oeste, como pode ser visto na imagem abaixo.

Previsão de anomalias de chuva entre os dias 13 e 20 de outubro.
Previsão de anomalias de chuva entre os dias 13 e 20 de outubro (modelo ECMWF) mostra chuvas dentro de uma situação de regularidade na porção central do país.

A única exceção é uma faixa de estados que engloba toda a região Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde as chuvas se formarão com menor intensidade e frequência e os acumulados de chuva permanecerão abaixo da média.

No entanto, vale notar que estamos entrando em um período que, para o Nordeste, já costuma ser naturalmente mais seco do que para o restante do país, e portanto já se espera naturalmente uma redução das chuvas na região.

Previsão de anomalias de chuva nara o trimestre novembro - dezembro - janeiro.
Previsão de anomalias de chuva nara o trimestre novembro - dezembro - janeiro (modelo ECMWF) mostra que esse comportamento climático pode continuar até o final do ano de 2025.

Esse comportamento tende a continuar ao longo do próximo trimestre. Como pode ser observado na figura acima, previsões de prazo maior indicam que há possibilidade de chuvas ligeiramente abaixo da média no Nordeste.

No longo prazo, chuvas podem também ficar abaixo da média na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. No entanto, para praticamente todo o restante do país, tudo indica que as chuvas permanecerão dentro ou acima da média nos próximos meses, com uma estação chuvosa regular.