Chuvas aumentam na Região Sul do Brasil com elevado potencial de tempestades nos próximos dias; RS é o mais afetado

Alívio para o calor extremo no Sul do país, frente fria causará tempestades e chuvas localmente fortes nos próximos dias. Confira os alertas!

tempestades
Sequência de dias de tempestades deixam a região Sul em alerta. Créditos: reprodução.

A onda de calor que assola o Sul do país, especialmente o Rio Grande do Sul, terminará com a passagem de uma frente fria e a formação de muitas tempestades ao longo dos próximos dias. Desde a tarde de ontem (11) tempestades vêm sendo registradas, e a tendência é que este cenário de instabilidade se intensifique a partir de quinta-feira (13).

Confira agora a previsão do tempo para o fim da semana na região Sul, com base no modelo de confiança da Meteored | Tempo.com.

Quinta-feira

A quinta-feira (13) terá condições de formação de tempestades em toda a região Sul. Durante a madrugada as tempestades avançam pelo sul do Rio Grande do Sul em direção ao norte. À tarde, as chances de tempestades diminuem na metade sul do território gaúcho, mas há possibilidade de temporais em praticamente toda a região Sul. O mapa abaixo mostra um recorte das condições do tempo para 13h, mostrando a previsão de densidade de raios do modelo ECMWF, um indicador de severidade de tempestades.

tempestade
Previsão de densidade de raios para a tarde (13h) de quinta-feira (13), de acordo modelo ECMWF.

A chuva pode ser localmente forte em diversos pontos dos três estados do Sul, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento, então a população precisa estar atenta aos potenciais riscos e transtornos associados. Abaixo, a previsão do ECMWF para às 14h mostra chuva em todo o centro-leste do Rio Grande do Sul, sobre todo o estado de Santa Catarina e também no Paraná.

chuva
Previsão de chuva para a tarde (14h) de quinta-feira (13), de acordo com o modelo ECMWF.

Os maiores volumes de precipitação na quinta-feira (13) são esperados para o Rio Grande do Sul, especialmente na metade sul do estado e no litoral, bem como no litoral de Santa Catarina. As temperaturas diminuem bastante em relação ao início da semana e as máximas ficam abaixo dos 30°C em praticamente toda a região Sul, exceto pela região de Uruguaiana (RS), oeste do Paraná e em Joinville (SC), onde as temperaturas podem alcançar os 31°C.

Sexta-feira

A sexta-feira (14) será de tempo encoberto em praticamente toda a região Sul, há maior probabilidade de chuva em Santa Catarina e no Paraná, especialmente na parte leste, como mostra a previsão do ECMWF abaixo, para às 15h.

probab
Probabilidade de chuva na região Sul prevista para a tarde (15h) de sexta-feira (14), de acordo com o modelo ECMWF.

A chuva nessas áreas pode ocorrer na forma de tempestades e ser localmente forte. Há potencial para tempestades em todo o território catarinense e paranaense.

Fim de semana

No fim de semana, estão mantidos os alertas de tempestades para toda a região Sul do país. No sábado (15), as tempestades mais intensas são esperadas para a região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, região central e na Serra gaúcha durante a tarde, como mostra o recorte abaixo, para às 14h. Nestes lugares, a chuva será potencialmente forte, há riscos para alagamentos e transtornos pontuais. Ao longo do dia, as tempestades se espalham por Santa Catarina e o Paraná.

raio
Previsão de densidade de raios para a tarde (14h) de sábado (15), de acordo modelo ECMWF.

O domingo (16) não será diferente e espera-se nova rodada de tempestades severas no Sul do Brasil. Uma linha de tempestades avança desde o Uruguai em direção ao Paraná, cruzando o Rio Grande do Sul com bastante intensidade, onde espera-se grandes volumes de chuva. Entre a tarde e a noite também são esperadas tempestades em Santa Catarina e Paraná, com maior severidade no leste de Santa Catarina, na região de Joinville.

A chuva será generalizada por todo o estado gaúcho e pode ser pontualmente forte, causando transtornos. O mapa abaixo mostra a previsão de nuvens e chuva para às 15h, deixando evidente a expectativa de chuva forte sobre o Rio Grande do Sul.

chuva
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde (15h) de domingo (16), de acordo com o modelo ECMWF.

Os acumulados de chuva até o final do domingo podem ser vistos no mapa abaixo. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o Rio Grande do Sul, especialmente na metade sul do estado e no litoral - onde os acumulados podem passar dos 120 mm. Também são esperados volumes elevados no leste da região Sul, entre Santa Catarina e o Paraná.

acumulado
Previsão de chuva acumulada até o início da segunda-feira (17), de acordo com o modelo ECMWF. A escala de cores indica menores volumes acumulados em azul e maiores acumulados em rosa.

A chuva dos próximos dias traz alívio para o calor excepcional dos últimos dias e também para as condições de escassez hídrica. Contudo, a população precisa se manter em alerta para a ocorrência de tempestades intensas e seus transtornos.

Fique atento às orientações da Defesa Civil da sua região. Sempre que possível, evite estar em áreas abertas durante ocorrência de tempestades e nunca atravesse uma área alagada, a pé ou de carro. Continue acompanhando as atualizações com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com.