Chuvas atingem o Centro-Norte do país nos próximos dias

As chuvas mais volumosas ocorrem entre hoje e amanhã. No entanto, mesmo com a redução da intensidade, há previsão de pancadas para o Centro-Norte do país. No Sul as chuvas retornam na próxima semana.

Chuvas volumosas, risco de temporais e granizo para o Centro-Oeste e, principalmente, na Região Sudeste.

A quarta-feira (25) começou com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo no Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e metade sul de Minas Gerais, devido à presença de uma região de cavado sobre esses estados. Esse mesmo sistema também contribuiu para o aumento da nebulosidade no estado do Mato Grosso. Ao longo do dia, as chuvas se espalham para a metade sul mato grossense, sul de Goiás e Triângulo Mineiro. Já partir do meio da tarde há alerta de temporais e chuvas volumosas, com possibilidade de granizo no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, metade norte do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso.

Previsão para quinta-feira e sexta-feira

Na quinta-feira (26), o cavado se mantém sobre o Sudeste e o dia começa com chuvas volumosas e risco de temporais no norte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, norte do Mato Grosso do Sul e metade sul dos estados de Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso. As chuvas continuam ao longo do dia com fraca a moderada intensidade nessas áreas e podem causar transtornos. Na parte da tarde, pancadas isoladas ocorrem no restante do estado do Mato Grosso. No Nordeste, os ventos vindos do oceano continuam a transportar umidade para o leste da Região, provocando chuva de fraca intensidade ao longo do dia.

Na Região Sul, o predomínio é de tempo firme e ensolarado com maior concentração de nuvens no leste do Paraná e na região do norte pioneiro. Sensação de frio no início da manhã e a partir do fim da tarde, com condição mais agradável e até de calor no restante do dia.

Na sexta-feira (27), as chuvas diminuem de intensidade e abrangência, com tempo seco voltando a predominar sobre o Centro-Sul. Previsão de tempo firme e ensolarado para a Região Sul, estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. Sol entre nuvens na faixa que vai do litoral norte do Rio Grande do Sul até o litoral norte paulista, devido aos ventos vindos do oceano. Tempo nublado e com chuva no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais. Previsão de pancadas isoladas na parte da tarde nas demais áreas do estado do Mato Grosso, que podem ocorrer com forte intensidade e na forte de temporais.

Alerta de chuvas volumosas na Região Sul

No Início da próxima semana as temperaturas voltam a se elevar bastante na Região Sul devido a uma condição pré-frontal, onde os ventos de norte passam a transportar ar mais quente devido à aproximação de uma frente fria. O sistema frontal passa a atuar no Rio Grande do Sul a partir da noite da terça-feira (01) e se propagada para o restante da Região nos dias seguintes. Há risco de temporais, chuvas volumosas e queda de granizo.