Chuvas ainda ocorrem no Sul e tempo seco predomina no restante do país

Chuvas continuam a ocorrer na Região Sul com tendência de tempo mais estável ao longo do feriado. No restante do país o tempo seco predomina. Confira os detalhes.

Chuvas no Sul
Instabilidades ainda provocam chuvas na Região Sul, com potencial para transtornos. No Feriado de Corpus Christi destaque para o tempo quente e firme.

A formação de uma região de cavado, que se trata de uma extensão de uma baixa pressão, foi o fator responsável pela ocorrência de chuvas moderadas nesta terça-feira (09) no norte do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina, sul, sudoeste e leste do Paraná.

Para esta quarta-feira (10), uma região de baixa pressão no oceano, na altura da Região Sul, potencializa as chuvas no três estados. Já pela manhã chove de fraca à moderada intensidade no norte do Rio Grande do Sul, em todo o território catarinense e em boa parte do Paraná, com exceção para o norte e noroeste do estado.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, as instabilidades ganham força e há potencial de temporais no norte gaúcho e no meio-oeste catarinense. No restante do dia, o tempo se mantém chuvoso nessa áreas, no sul paranaense e nas demais regiões catarinenses. Alerta de chuva mais intensa por volta do final da tarde e início da noite, no sul de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha.

O tempo no Feriado de Corpus Christi

Na quinta-feira (11), com o afastamento do sistema de baixa pressão as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda fica nublado em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná. Previsão de chuva fraca somente pela manhã no norte gaúcho, oeste e norte catarinenses e no sul paranaense.

No restante do país, o tempo firme, ensolarado e quente predomina, com exceção para a faixa norte nordeste e na Região Norte, onde há previsão de pancadas de chuvas ao longo do dia. No leste do Nordeste, devido aos ventos de leste, o sol aparece entre nuvens e há previsão de chuvas fraca pela manhã até o início da tarde.

Na sexta-feira (12), outro sistema baixa pressão se forma ao sul do Rio Grande do Sul e deixa o tempo instável e com potencial para temporais no sul do estado pela manhã. No decorrer do dia, o sistema se afasta para o oceano e se deslocando para norte, provocando chuvas de fraca intensidade e isoladas no centro-leste e norte gaúchos.

Esse mesmo sistema contribui para a atuação dos ventos de norte, que transportam o ar mais quente no Centro-Norte do país para todo o Centro-Sul. Assim, as temperaturas entram em elevação e faz calor nos demais estados da Região Sul, no Sudeste e em todo o Centro-Oeste.