Chuvas ainda ocorrem no Centro-Norte e no Sul retornam as pancadas

Nos próximos dias as chuva mais volumosas ainda se mantêm no Centro-Norte do país, levando potencial para alagamentos e inundações. Já o Sul, volta a ter previsão de chuvas isoladas.

alerta; tempestade; inundações; alagamentos
Alerta de chuvas volumosas para o MG, ES, GO e estado da BA. No Sul, pancadas isoladas voltam a ocorrer no RS e em SC.

No fim da semana passada um mudança de padrão se estabelece com o avanço de uma sistema frontal até à Região Sudeste, favorecendo a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e, consequentemente, em chuvas mais volumosas e persistentes que resultaram em alagamentos e inundações em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Para os próximos dias, as chuvas continuam a ocorrer com intensidade, levando potencial para novos transtornos no Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia. Já para o Centro-Sul do país, o tempo firme continua a predominar, com retorno das chuvas somente para parte da Região Sul.

Alertas e destaques até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (08), já pela manhã, chuvas volumosas deixam em alerta o estado do Espírito Santo, o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia, devido ao potencial para alagamentos, inundações e até deslizamentos de terra. No decorrer do dia, as chuvas não dão trégua e o potencial para transtornos aumenta. A partir da tarde, porção central do território baiano, todo o estado mineiro e o estado de Goiás, ficam em alerta para a ocorrência de temporais.

Pancadas mais intensas de chuvas também ocorrem na Região Norte, noroeste e leste do Mato Grosso, porém, não levam grande potencial para transtornos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, pancadas entre o meio e o fim da tarde podem acontecer na forma de tempestades.

Já para a Região Sul, o tempo firme predomina ao longo de todo o dia, até que a formação de um cavado passa a favorecer o surgimento de instabilidades no sul do Rio Grande do Sul, deixando alerta para a ocorrência de tempestade.

Na terça-feira (09), uma região de baixa pressão próximo à costa do Rio de Janeiro, favorece a manutenção do tempo instável em parte do Sudeste e no sul da Bahia, sendo que um cavado também provoca uma nebulosidade mais densa em praticamente todo o Nordeste. Assim, mais um dia, com previsão de chuvas de moderada intensidade já pela manhã no norte e nordeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia.

Chuvas volumosas com potencial para transtornos ocorrem até a terça-feira no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia. A partir de quarta-feira, passa a chover de forma mais isolada nessas áreas.

No período da tarde, novamente há alertas de tempestades e chuvas volumosas para boa parte do Sudeste, com exceção para o Triângulo Mineiro, oeste e centro-sul paulistas. Goiás, Região Norte, norte do Mato Grosso e oeste da Região Nordeste, também possuem previsão para chuvas intensas.

Já para a Região Sul, a previsão é de pancadas isoladas a partir do meio da tarde em toda a faixa leste do Rio Grande do Sul e, em Santa Catarina, do sul até a região de Florianópolis.

Na quarta-feira (10), as regiões com previsão de chuvas são praticamente as mesmas dos dias anteriores, porém, ocorrendo com menor intensidade pela manhã e de forma mais isolada no período da tarde. No Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Sul da Bahia, as chuvas dão uma trégua e o tempo firme predomina.

Na Região Sul, mais um dia de tempo firme, com mudança por volta do fim da tarde no Rio Grande do Sul, sudoeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina, onde há chance para à ocorrência de pancadas isoladas.