Chuvas não dão trégua ao Sul e se espalham para o Sudeste

Nos próximos dias o tempo instável se mantém sobre o Centro-Sul do país, com chuvas volumosas ainda ocorrendo em Santa Catarina e no Paraná. Alerta de chuvas intensas também para o estado de São Paulo.

Tempo chuvoso nos próximos dias nos estados do Paraná e de Santa Catarina, e em parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Desde a noite anterior, um ciclone extratropical vem se formando próxima a costa da Região Sul, sendo este o responsável pela intensificação das chuvas no fim do dia de ontem no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. No decorrer do dia o sistema se afasta, mas a sua frente fria associada continuará influenciando o tempo nesses estados e, também, no Sudeste. A partir do sábado, o tempo instável em parte do Centro-Sul, será provocado pela presença de um cavado (área de extensão de uma baixa pressão), que também traz risco de chuvas volumosas. A seguir os detalhes para o fim de semana.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (31) o dia fica chuvoso no estado do Paraná, no norte de Santa Catarina e no sul de São Paulo. A partir do meio da tarde, as chuvas ganham intensidade e há risco para transtornos no norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná. No restante da Região Sul o tempo segue nublado, com chuva fraca no leste gaúcho e nas demais regiões catarinense. À noite passa a chover no sul paulista, na região metropolitana de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste e do Sudeste, as temperaturas continuam elevadas e o tempo firme predomina. E no Nordeste o tempo abre no leste da Região e as chuvas continuam de forma isolada na faixa norte.

No sábado (01), o ciclone se encontra mais afastado no oceano, com sua frente fria sobre os estado de São Paulo e do Paraná. O dia fica nublado e com chuva na metade norte e leste paranaenses, centro-sul e leste paulista. Há alerta de chuva intensa durante a noite. Em Santa Catarina, norte e leste do Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado, com previsão de chuva fraca em toda a porção leste. Chuva moderada somente nas áreas próxima ao estado do Paraná.

No Rio de Janeiro, o dia também fica nublado e os ventos de sul, apesar de não derrubarem muito as temperaturas, contribuem para uma ligeira sensação de frio. Previsão de chuva no estado a partir do fim da tarde e sem risco para transtornos. Já no sul do Mato Grosso do Sul, dia também nublado, mas com previsão de pancadas de chuva fortes a partir do meio da tarde. No restante das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo firme predomina e será mais um dia de calor. No Nordeste, chuvas de fraca intensidade pela manhã entre Salvador e Recife, com tempo firme no decorrer do dia. Na faixa norte da Região, previsão de chuva somente para os estados do Maranhão e do Piauí.

No domingo (02), a frente fria já se encontra bastante afastada, mas a presença de uma região de cavado (extensão de uma baixa pressão) mantém o tempo instável e chuvoso no norte de Santa Catarina, no Paraná, metade sul do Mato Grosso do Sul e em boa parte de São Paulo, com exceção para o norte do estado, onde o tempo segue firme e ensolarado, bem como em todo o estado de Minas Gerais. A partir da tarde há risco de temporais no norte e leste do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, sul e leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, bastante nebulosidade e chuvas intensas na parte da noite, que podem causar transtornos.

No restante do Centro-Oeste e em praticamente todo o Nordeste, mais um dia de tempo firme e ensolarado. Mudança somente para o leste nordestino, onde as chuvas ganham intensidade entre Salvador e Aracaju, durante a manhã e primeira parte da tarde.