Calor não dá trégua ao Brasil até o fim de semana: há alerta de temporais isolados; estas são as áreas com maior risco

As expectativas para o fim desta onda de calor são grandes, mas até lá o calor não dá trégua. Contudo, algumas regiões tem previsão de temporais que podem ocorrer de maneira isolada.
- Mais informações: Frente fria se confirma e massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no início da próxima semana
O calor não tem dado trégua ao Brasil nas últimas semanas sendo a Região Sul a mais afetada pelas altas temperaturas. Por outro lado, o calorão está com os dias contados, a partir do final de semana vamos ter um refresco com a entrada de uma frente fria que vai avançar pela região.
Enquanto isso não ocorre, o tempo vai permanecer seco e quente, além da Região Sul, a faixa de calor se estende desde Mato Grosso do Sul aos estados nordestino como Bahia e Pernambuco, passando por São Paulo e Minas Gerais.
Durante a tarde desta quarta-feira (05), as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcaram temperaturas acima dos 37°C no extremo Sul do Brasil, as mais altas do país para o dia. Os maiores registros ficaram por conta de:
- São Borja/RS - 38,7°C
- Quaraí/RS - 38,6°C
- São Gabriel/RS - 38,3°C
Por outro lado a Região Norte têm registrado muitas chuvas, nas últimas 24 horas obtivemos registros de acumulados entre 90 mm e 160 mm. Veja as cidades com os maiores acumulados:
- Careiro/AM - 158,6 mm
- Manaus/AM - 154,9 mm
- Bragança/PA - 97,4 mm
A seguir a previsão do tempo com mais detalhes de como será a sexta-feira (07) para todo o Brasil.
Calor não dará trégua no Sul, Sudeste e parte do Nordeste
Para esta sexta-feira (07) diversos municípios do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul se encontram em alerta laranja e até mesmo alerta vermelho de grande perigo devido a temperaturas elevadas. Nessas áreas há persistência de mais de 5 dias seguidos com temperaturas superiores a 5°C acima da média climatológica para o período.
De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com nas regiões citadas acima os termômetros variam entre 34°C em Maringá/PR, Porto Murtinho/ MS até os 40°C no extremo sul do Rio Grande do Sul em cidades como São Francisco de Assis/RS.

No Sudeste e boa parte Nordeste, alguns municípios que antes estavam acostumados com temperaturas entre 26 e 28°C vão experimentar temperaturas acima dos 30°C durante a sexta-feira (07). A faixa entre o oeste de São Paulo e interior de Pernambuco e Paraíba tem previsão de máxima chegando aos 37°C. As temperaturas serão mais agradáveis na região litorânea, onde os termômetros devem marcar até 32°C.
Riscos de temporais isolados aumentam no Sul e Sudeste
Apesar do tempo seco, nesta sexta-feira (07) os riscos de temporais isolados aumentam sobre o leste dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e algumas regiões do Espírito Santo.
Os ventos na região sopram do Oceano para o continente o que leva umidade para essas regiões que estão com as temperaturas elevadas, sendo assim há formação de instabilidade e de possíveis tempestades isoladas.

O mesmo ocorre em áreas do litoral leste nordestino, as capitais Maceió e Recife podem registrar pancadas de chuva. No Norte, partes do Centro-Oeste e Nordeste, há chances de chuvas a qualquer hora do dia. No entanto as preocupações deverão ficar para o período da tarde. Devido as maiores temperaturas há maior facilidade no surgimento de nuvens de tempestades, que poderão ocorrer de forma isolada e pontual.
A grande presença de umidade na região é responsabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua transportando vapor d'água para a porção centro-norte do país, auxiliando na manutenção das chuvas.

Os maiores acumulados até esta sexta-feira serão registrados no Maranhão e interior do Pará, com cerca de 60 mm. No litoral leste do Brasil, os acumulados não devem ultrapassar os 20 mm, contudo, fica o alerta de temporais isolados.