Frente fria se confirma e massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no início da próxima semana
As altas temperaturas estão com os dias contados sobre o Sul do Brasil. Neste final de semana o avanço de uma frente fria sobre a Região Sul e vai provocar chuvas e a queda de temperaturas.

A onda de calor presente sobre o Sul do Brasil terá o seu fim decretado nos próximos dias. A mudança no tempo se dará, devido a formação de um ciclone extratropical na costa da Argentina que vai proporcionar e dar suporte para o avanço de uma frente fria sobre os estados da Região Sul.
Nas últimas semanas as temperaturas têm superado os 37°C de maneira recorrente sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, contudo isto vai mudar a partir deste sábado (08).
Uma frente fria vai avançar sobre o território gaúcho, catarinense e paranaense e será capaz de provocar chuvas intensas com riscos de tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento e eventuais quedas de granizo.

As tempestades têm grandes possibilidades de ocorrência devido ao choque térmico que deverá acontecer no Sul do país. A frente teremos uma massa de ar quente e úmida que irá encontrar com uma massa de ar frio chegando, o que vai produzir instabilidades severas na região.
A seguir a previsão do tempo com maiores detalhes para a Região Sul.
Frente fria chega ao Sul do Brasil no Dia da Mulher
A formação de um ciclone extratropical na sexta-feira (07) próximo à costa da Argentina vai auxiliar no fim da onda de calor sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. O sistema terá a formação de uma frente fria que vai avançar pelo Sul do Brasil já neste sábado (08).
Conforme avança, a massa de ar fria encontrará uma bolha de ar muito quente e úmida e vai originar chuvas intensas e tempestades isoladas à medida que se desloca sobre o continente. É importante ficar atento à previsão do tempo da sua cidade, pois há potencial de que as chuvas sejam intensas e possam vir acompanhadas de rajadas de vento e quedas de granizo.
A partir de segunda-feira (10), a frente fria terá avançado sobre toda a Região Sul e alcança os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais provocando chuvas isoladas nessas áreas.
️️ Frente fria passa a atuar no Brasil a partir do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher!
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 5, 2025
️ O sistema traz a tão esperada mudança de padrão através do aumento das chuvas e queda das temperaturas no centro-sul.
️ + mapas: https://t.co/jHKe7I7p44 pic.twitter.com/MdsLGKNzr1
E outro fator importante é: teremos queda nas temperaturas ? E a resposta é sim e muito. Após a massagem da frente fria, uma massa de ar frio vai atuar na região deixando as temperaturas próximas de 10°C na porção oeste e sul do Rio Grande do Sul.
A segunda-feira (10) amanhece com temperatura próxima de 11°C em Bagé/RS, enquanto que durante a tarde a máxima não deve ultrapassar os 22°C. A queda de temperatura também será sentida em Porto Alegre, na capital gaúcha, a semana se inicia com mínima de 19 °C e máxima de apenas 25°C.

As temperaturas mais baixas não ficarão restritas apenas ao Rio Grande do Sul, estados como Santa Catarina e Paraná também sentirão quedas nas temperaturas, especialmente a porção leste desses estados. Em Curitiba, por exemplo, a máxima na segunda-feira (10) não será maior que 21°C.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, as chuvas deverão chegar na tarde/noite de segunda-feira (10) junto com o alívio do calorão de mais de 30°C que foi registrado na região nos últimos dias.