Calor em boa parte do país e chegada de nova frente fria na Região Sul

Neste fim de semana as temperaturas aumentam em todo o Centro-Sul e no domingo uma frente fria muda o tempo na Região Sul. No Nordeste, há risco de chuvas volumosas no leste da Região.

Chuvas continuam de forma volumosa no leste do Nordeste e temperaturas aumentam em praticamente todo o país.

A massa de ar polar, que derrubou as temperaturas no meio da semana em boa parte do Brasil, já se encontra no oceano e contribui para a manutenção do tempo instável e para as temperaturas mais baixas no leste do Nordeste. Esse deslocamento contribuiu para a atuação dos ventos de norte e, consequentemente, para a diminuição do frio. A seguir, confira como será o fim de semana.

Previsão para o fim de semana

No sábado (17), a massa de ar frio (alta pressão) se mantém no Oceano Atlântico e favorece a manutenção dos ventos de leste desde o norte do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, o que deixa o tempo nublado e chuvoso, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo no em todo o leste nordestino. Os maiores volumes e riscos para transtornos ocorrem entre Porto Seguro e Salvador.

No restante do Sudeste e nas regiões Centro-Oeste e Sul, o tempo firme e ensolarado predomina. As temperaturas aumentam e a sensação é agradável ao longo do dia na maioria das localidades. Sensação de calor somente no Centro-Oeste, onde as máximas passam facilmente dos 30°C. Devido à presença de uma frente fria no Uruguai, no Rio Grande do Sul, os ventos de norte serão mais intensos e trazem potencial para transtornos, principalmente durante a noite e a madrugada.

No domingo (18), o sistema frontal que estava no Uruguai, já se encontra sobre o Rio Grande do Sul e deixa o tempo nublado e com ocorrência de chuva já pela manhã na metade norte e leste do estado. As temperaturas voltam a baixar e a sensação é de frio ao longo do dia. Na parte da tarde há risco para temporais na serra e região metropolitana de Porto Alegre.

Em Santa Catarina, a mudança do tempo acontece no início da tarde, com aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas. Previsão de chuva somente no leste e sul do estado a partir do fim do dia. Já no Paraná, a frente fria passa a atuar a partir do fim da tarde e há previsão de chuva fraca e isolada somente no leste. Nas demais regiões do estado, aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas durante a noite e madrugada.

No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme predomina e as temperaturas ficam mais elevadas, proporcionando sensação de calor na parte da tarde. No fim da noite e durante a madrugada o tempo muda no sul paulista e no leste paulista, até a altura da região metropolitana de São Paulo, com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva fraca na porção litorânea. Já no Nordeste, sem mudanças. As chuvas continuam ao longo do dia e há risco para transtornos entre Porto Seguro e Salvador e entre Maceió e João Pessoa.