Sul e Sudeste com calor e sob alerta de tempestades nos próximos dias. Quando vai refrescar?

Os primeiros dias de março serão marcados pelo forte calor e também por temporais no Sul e no Sudeste depois ao avanço de duas frentes frias. Veja quando a temperatura vai cair.

O mês de fevereiro chegou ao fim com características bem marcantes do verão, períodos de sol e muito calor e também registros de temporais, afinal, a combinação entre uma atmosfera quente e úmida resulta na formação de nuvens carregadas gerando núcleos intensos de chuva.

Os eventos extremos voltaram a se destacar nos últimos dias no centro-sul brasileiro devido ao avanço de uma frente fria que recebeu o suporte de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no oceano e outra no interior do continente, sistemas que inclusive continuarão atuando nesses próximos dias.

O final de semana será marcado por altas temperaturas e por temporais em partes do Sul e do Sudeste devido ao avanço da frente fria e atuação do centro de baixa pressão atmosférica no oceano.

Nesta sexta-feira, primeiro dia de março, há chances para chuva forte e volumosa desde o interior do Paraná até o Espírito Santo, não se descartando o risco para transtornos e prejuízos relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra, isso sem falar do risco de vendaval, trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O maior destaque vai para o período da tarde no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul e leste de Minas Gerais.

Final de semana em alerta no centro-sul

No sábado (02), o centro de baixa pressão atmosférica se afasta da costa do Sudeste, mas ainda consegue canalizar a umidade entre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, o que será suficiente para provocar tempestades, visto que antes da chuva, o calor ainda seguirá intenso, servindo como combustível para o desenvolvimento vertical das nuvens.

chuva
Volume de chuva podem chegar a casa dos 100 milímetros no leste de Santa Catarina até a próxima terça-feira (05).

Vale ressaltar que enquanto a chuva avança para essas áreas no sábado, grande parte do Sudeste e principalmente do Sul fica com tempo mais estável, ou seja, de novo com um maior predomínio do sol e elevação das temperaturas. Aliás, a temperatura vai subir bastante no final de semana por conta da condição de pré-frontal.

Antes da gente dar mais detalhes sobre as temperaturas, vamos ainda aos alertas de chuva no Sul e no Sudeste. No domingo (03) de manhã ainda pode chover sobre o norte mineiro e norte capixaba, porém, o maior destaque passa a ser a chegada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul.

A nova frente fria pode gerar eventos extremos de precipitação no Sul do país a partir de domingo, e além disso, gera uma expectativa de queda acentuada das temperaturas, o que será um alívio frente ao calorão todo que tem feito.

A frente fria vai avançar de forma lenta pelo estado gaúcho no domingo, mas a partir de segunda-feira (04) chega a Santa Catarina e ao Paraná, deixando os dois estados também em alerta. Até ofinal do dia, a chuva tende a se intensificar na faixa leste da região Sul, deixando especialmente o litoral catarinense em alerta para transtornos. Os volumes podem chegar a casa dos 100 milímetros em Florianópolis.

O calorão está com os dias contados?

Apesar de estarmos ainda no verão, já tem muita gente se pergutando quando o calorão vai embora, quando chega o frio? Bom, é fato que com a atuação do El Niño, mesmo que perdendo intensidade de uns tempos para cá, o verão tem sido mais quente que o normal e até mesmos as noites têm sido insuportáveis até para dormir.

temperatura
A temperatura vai cair de forma acentuada no Rio Grande do Sul já na segunda-feira (04) após o avanço de uma frente fria e a chegada de uma massa de ar seco e frio.

Bom, a boa notícia é que para alguns esse calorão está sim com os dias contados, pelo menos de forma momentânea. Com a passagem da frente fria a partir do domingo no Sul do Brasil, a tendência é de queda acentuada nas temperaturas logo no começo da próxima semana.

A queda será expressiva e será um alívio após dias muito quentes. Em Porto Alegre, a máxima prevista no domingo é de 31°C e na segunda-feira (04) vai cair para apenas 24°C, algo que será mantido pelo menos até meados da semana que vem.

A trégua do calor não vai chegar para todo mundo ao mesmo tempo. Na segunda cai no Rio Grande do Sul, na terça cai em Santa Catarina. No Paraná e em São Paulo, a temperatura amena só será registrada na quarta-feira.

Conforme a frente fria for avançando e trazendo uma massa de ar seco e frio em sua retaguarda, a temperatura vai caindo gradativamente em partes do Sul e do Sudeste até meados da semana que vem, mas é importante ressaltar que o "friozinho" não chegará para todos, pois na parte oeste dos estados, o calor ainda será expressivo.