Calor e risco de temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Até o fim da semana as chuvas ainda ocorrem de forme irregular em boa parte do país. No entanto, há risco para temporais nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Temperaturas elevadas e risco de temporais em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Nos próximos dias uma frente fria, que contribui para o aumento das chuvas na porção mais central do país, se afasta mais para o oceano. No entanto, a atmosfera se mantém instável e as pancadas de chuva, típicas do verão, ainda ocorrem no Centro-Oeste e em parte das regiões Sul e Sudeste. Na Região Norte, as chuvas se mantêm abrangentes e volumosas e, no Nordeste, chove nas áreas mais ao norte da Região.

Previsão do tempo até a sexta-feira

Nesta quarta-feira (23) o dia começou com bastante nebulosidade e chuvas isoladas na Região Norte, nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Mato Grosso. No Sul, instabilidades no Uruguai, favorecem a formação de nuvens mais levadas na região da Campanha no Rio Grande do Sul.

No decorrer do dia, as temperaturas se elevam, provocando sensação de calor em todo o Centro-Oeste, Sudeste, Sul e boa parte do Nordeste. As máximas ficam em torno dos 40°C no Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, em Goiás no interior do Nordeste.

A partir do meio da tarde, há risco para temporais no estado de São Paulo, com maior probabilidade no leste do estado. Alerta também para o sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e sul de Goiás. Na Região Sul, o risco fica para o norte do Paraná e, no norte e oeste do Rio Grande do Sul, se estendendo para o oeste de Santa Catarina.

Na quinta-feira (24) há poucas mudanças nas condições do tempo. As temperaturas e mantêm elevadas e o risco de temporais continua para as mesmas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Na Região Sul, o tempo fica mais firme nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com previsão de chuva, a partir do meio da tarde, somente no leste catarinense. No Paraná, o risco para temporais se mantém para o norte do estado.

Na sexta-feira (25) tempo firme e ensolarado pela manhã em boa parte do país, com previsão de chuva isolada na Região Norte, norte do Nordeste e no norte do Mato Grosso. As temperaturas continuam elevadas e faz calor ao longo do dia em todas as regiões. A partir da tarde, as instabilidades começam a se formar e há previsão de pancadas de chuva, com risco para temporais, em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e no norte do Paraná. No restante da Região Sul o tempo segue firme e abafado.

Tendência para o fim de semana

No fim de semana as chuvas ficam mais abrangentes na porção mais central do país, com pancadas ocorrendo na parte da tarde em todo o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e em praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção para o oeste do Mato Grosso do Sul. No Sul, destaque para o calor em toda a Região e para o risco de temporais no Paraná. No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem chegar aos 40°C nas localidades mais centrais do estado e na região metropolitana de Porto Alegre.